A forte chuva que desabou nas manha deste domingo em Manaus, causou vários transtornos na cidade, especialmente nos bairros periféricos e com pouca estrutura, além de causar muitas complicações no trânsito com várias vias da cidade alagadas e árvores ameaçando cair.
Devido ao grande volume de água pluviométrica, pelo menos seis postes de iluminação pública tombaram na Avenida Torquato Tapajós, que precisou ser interditada, na manhã deste domingo (21), na altura do cruzamento com a Max Teixeira.
De acordo com a prefeitura de Manaus, o tombamento foi devido a forte chuva que atingiu a cidade a partir das 9h. A situação se agravou com a colisão de um veículo com uma das estruturas que caíram na pista.
Um agente do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) realizava o desvio dos carros para a Max Teixeira, o que causou bastante retenção na via.
Em casos de abalroamento com postes, a Eletrobras Amazonas Energia precisa mobilizar várias equipes, que incluem caminhão muck, caminhões de linha viva e vários outros equipamentos. O tempo para ser restabelecido o fornecimento de energia elétrica nas proximidades do local afetado é de cerca de três horas, tempo necessário para que as equipes possam realizar a troca do poste com segurança.
O custo para substituição de um poste colidido também alto, depende do tipo e do tamanho e pode chegar a R$ 4,4 mil, mais o custo da mão de obra dos técnicos e a energia cessante do trecho desligado, de acordo com informações da concessionária.
Amazonianarede