Manaus, A partir do dia 22 de setembro será iniciada a fiscalização para proibir a circulação de veículos leves na faixa preferencial de ônibus do transporte coletivo das avenidas Torquato Tapajós, Max Teixeira e Noel Nutels, até o Terminal 3, na Cidade Nova, zona Norte.
As regras de circulação nestas vias são semelhantes as adotadas na faixa azul da avenida Constantino Nery, onde a fiscalização já está em vigor
A ampliação da faixa azul para outras zonas da cidade foi definida durante Audiência de Conciliação, do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJ-AM), no qual se chegou a um cronograma iniciado no último dia 2, com o anúncio da fiscalização por meio de campanha publicitária.
Até o dia 22 de setembro, condutores e pedestres serão orientados sobre as regras de circulação nas vias com fiscalização da faixa azul.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), circular na faixa ou pista da esquerda regulamentada como de circulação exclusiva para determinado tipo de veículo é infração gravíssima, com multa no valor de R$ 191,54 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação.
Somente poderão trafegar na ‘faixa azul´ ambulâncias, táxis com passageiros, viaturas da polícia e ônibus do sistema de fretamento e escolar, com passageiros.
Mais rapidez
Inicialmente, 60 ônibus articulados embarcam e desembarcam nas 14 plataformas do BRS (Bus Rapid Service) localizadas na extensão das avenidas Torquato Tapajós, Max Teixeira e Noel Nutels.
A ampliação da faixa azul chegará até o Terminal de Integração da Cidade Nova (T3), por onde passam em média 45 mil pessoas em dias úteis.
As linhas que utilizam a faixa azul nas vias onde terá início a fiscalização no próximo dia 22, transportam mais de 1,2 milhões de pessoas mensalmente. A expectativa é que os usuários sejam beneficiados com a diminuição no tempo de viagem.
No trecho da faixa preferencial de ônibus da Av. Constantino Nery a redução do tempo de viagem das linhas foi de 15 a 25 minutos. Com a ampliação da faixa preferencial, esse tempo deve reduzir ainda mais. A implantação de corredores preferenciais tem embasamento nas legislações federal e municipal de mobilidade.
As faixas azuis implantadas hoje na cidade têm caráter transitório e que devem caminhar para o BRT, tecnologia indicada nos estudos do PlanMob.
Amazonianarede-Semcom