Manaus, AM – A fiscalização eleitoral do TRE, percorre hoje pela manhã, vários pontos da cidade, pra ver se os políticos estavam cometendo ilegalidades na campanha eleitoral, mas nada foi encontrado, tudo transcorria acordo com a lei.
Entre os locais vistoriados, estavam o Mercado Adolpho Lisboa , Feira da Banana, da Manaus Moderna e da Panair, no bairro do Educandos e nada de anormalidade.
Os fiscais do TRE aproveitaram para orientar a população de com denunciar as irregularidades na campanha eleitoral.
Neste ano, peças publicitárias irregulares não serão recolhidas logo após serem flagradas, como ocorria nas Eleições anteriores. Elas vão receber um adesivo da Comissão de Fiscalização da Propaganda Irregular, que deve identificar que aquela peça não é regularizada.
Segundo a juíza eleitoral Lídia Abreu, a blitz será diária a partir deste sábado. “Neste ano, peças publicitárias irregulares não serão recolhidas na hora como nas Eleições anteriores. Elas vão receber um adesivo da Comissão de Fiscalização da Propaganda Irregular, que deve identificar que aquela peça é irregular”, afirmou.
A primeira blitz foi realizada em feiras no Centro de Manaus. “Na feira, nós sabemos que com a minirreforma hoje a propaganda eleitoral é proibida por ser um bem público e temos muitas permissionárias aqui, então é proibida a veiculação de propaganda eleitoral”, contou.
Aplicativo Pardal
Uma das novidades no trabalho para coibir as irregularidades no pleito é o aplicativo Pardal, que deverá ser usado pelos eleitores para acusar quaisquer propagandas irregulares em Manaus.
“No aplicativo Pardal qualquer cidadão vai fiscalizar juntamente com a comissão de fiscalização da propaganda eleitoral . Ele poderá ser baixado através de smartphone, tablet ou celular e se ele verificar uma propaganda irregular ele poderá enviar à comissão essa propaganda irregular”, contou a juíza.
Amazonianarede