Manaus – Trinta e nove caminhões abordados e 16 autuados na avenida Djalma Batista, até às 15 horas desta quinta-feira,14. Este foi o resultado da fiscalização no primeiro dia da restrição de circulação de veículos pesados, determinada em portaria pela Prefeitura de Manaus. O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) iniciou a operação após 15 dias de orientação a condutores e empresas transportadoras.
Condutores de caminhões notificados durante a operação prometeram fazer nova programação de transporte de carga de acordo com as novas regras. Motoristas de carros menores que circularam logo cedo na Djalma perceberam a mudança. “ A avenida está mais livre e com fluidez. A medida da Prefeitura é necessária e deixa o trânsito melhor”, comemorou o advogado Antônio Batista.
A Djalma Batista está sinalizada com placas que indicam os horários de proibição de acordo com o Peso Bruto Total (PBT) de cada veículo. A restrição compreende o trecho entre a Avenida Álvaro Botelho Maia e o Viaduto Ayrton Senna. De acordo com a portaria, estão proibidos de circular de segunda à sexta-feira, no horário de 6 às 9 horas e das 17 às 20 horas, os veículos acima de oito toneladas. Nos mesmos dias da semana, no horário de 9 às 17 horas, estão proibidos de circular os veículos acima de 16 toneladas.
A fiscalização também foi realizada na avenida Constantino Nery, área com restrição de circulação de caminhões em vigor desde o mês de maio deste ano. Nessa avenida, somente no período da manhã, sete caminhões foram abordados e nenhum notificado. “Na Constantino temos a certeza de que a restrição está surtindo efeito. Nossa fiscalização é constante no local e, a cada dia, há menos motoristas desobedecendo as regras. Acreditamos que na Djalma Batista também será assim”, informou o diretor presidente do Manaustrans, Paulo Henrique Martins.
A presença dos agentes do Manaustrans é permanente, ainda, na avenida Avenida Efigênio Sales que, mesmo sem zona de restrição, tem circulação intensa de veículos pesados. Na manhã desta quinta-feira a fiscalização do Manaustrans notificou 27 caminhões que trafegavam pela faixa da esquerda, em desobediência à sinalização implantada na via.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar com veículos com dimensões ou cargas superiores aos limites estabelecidos legalmente ou pela sinalização, é infração grave, equivalente a cinco pontos na Carteira de Habilitação, com multa no valor de R$ 127,69 e retenção do veículo. O caminhão que circular em locais e horários não permitidos pela regulamentação estabelecida tem infração média, com multa no valor de R$ 85,13 e quatro pontos na CNH.
Foto: Karla Vieira/Semcom