Figa se consolida como vitrine da culinária amazônica e registra cerca de 30 mil visitantes

Figa se consolida como vitrine da culinária amazônica e registra cerca de 30 mil visitantes

Manaus, AM – A Feira Internacional de Gastronomia Amazônica (Figa), além de consolidar o nome do Amazonas no roteiro brasileiro de turismo gastronômico, serviu para que empresários e chefs amazonenses pudessem lançar seus produtos para o público em grande estilo.

De cachaça a livro. De cerveja a novos pratos com ingredientes amazônicos. A segunda edição do evento se consolida como a vitrine da culinária amazônica, e reuniu pelo menos 30 mil pessoas durante os três dias de feira no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques (CCA).

A movimentação financeira, da Rodada de Negócios e da feira como um todo, deve ser anunciada nos próximos dias pelo Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), e pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-AM), realizadores do evento.

A presidente do Conselho Administrativo da Abrasel-AM, Lilian Guedes, disse que, mesmo sem o valor fechado da movimentação financeira, muitos empresários, chefs e artesãos ficaram satisfeitos com o resultado da FIGA.

“Todos estão contentes, não só pelo resultado financeiro, que é importante, claro, mas também pelo reconhecimento e a valorização que o público deu aos produtos regionais. E isso é um dos objetivos da Figa, fazer com que o próprio amazonense sinta orgulho da culinária, que é única no Brasil”, destacou Lilian.Empenho do Governo – O presidente da Amazonastur, Orsine Junior, destacou o empenho do governador Amazonino Mendes em fomentar a atividade turística no Estado, realizando e apoiando eventos como a Figa.

Incentivo

“O Governo do Amazonas entende o quanto é importante o incentivo do Poder Público para alavancar as atividades econômicas, por isso, estamos trabalhando para consolidar o turismo gastronômico como uma das principais atividades do setor em nossa região”, completouLançamentos –  O empresário Pedro Guedes Muniz, da WM Comércio e Representações, aproveitou a realização da Figa para lançar cinco tipos de cachaças.

“Aqui, tive a oportunidade de encontrar o meu principal cliente, os donos dos restaurantes durante a Rodada de Negócio, mas o público final também é importante, porque ele tem que saber que essas bebidas já estão em Manaus e podem pedir nos restaurantes que frequentam. Estamos saindo muito satisfeitos da feira”, disse Muniz.

Outro empresário que lançou uma bebida durante a Figa foi o André Parente, do Grupo Dedé. O curioso é que em 2015, durante a primeira edição da feira, André lançou a cachaça ‘Jambu Cana’, que foi um sucesso na época. Agora, dois anos depois, ele marcou novamente presença na feira e lançou a Jambu Bier.

“Estou muito feliz por lançar uma bebida genuinamente do Amazonas. Isso não é meu, mas sim do nosso Estado e a Figa é importante neste contexto porque os principais empresários do ramo gastronômico e de serviços passaram por aqui e todos puderam, de certa forma, interagir e trocar conhecimentos”, afirmou Parente.

O jornalista e palestrante convidado da Figa, César Adames, de São Paulo, especialista em cerveja, disse que o Amazonas é um Estado que tem um potencial muito grande em muitos setores e que a gastronomia se destaca.

“Passei uma semana maravilhosa aqui e vou a partir de hoje sugerir que as pessoas devem, pelo menos, passar três dias aqui. O Amazonas é muito mais que tambaqui e tucunaré. A culinária desta região é riquíssima”, destacou.

Amazonianarede-Secom

 

 

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