Manaus, AM – A partir deste ano, grupos folclóricos que não disputavam o “Festival Folclórico do Amazonas” terão uma nova categoria para concorrer, a “Categoria Bronze”. A portaria que cria a categoria foi publicada no
O diretor presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula, explica que hoje já existem duas categorias, a Ouro e a Prata. Esta segunda, recebe o apoio da prefeitura de Manaus, por meio de Edital realizado em 2015 onde incluiu grupos das seguintes categorias: boi bumbá regional, boi bumbá tradicional, cacetinho, ciranda, dança alternativa, dança internacional, dança nacional, dança nordestina, dança regional, quadrilha cômica, quadrilha duelo, quadrilha tradicional, garrote regional, garrote tradicional e tribo.
Devido o grande número de grupos folclóricos existentes no município interessados em participar do Festival e que não estão inseridos na “Categoria Prata”, o “Festival Folclórico do Amazonas”, por meio da Manauscult criou a “Categoria Bronze”. “Dessa forma os demais participantes poderão disputar e o vencedor, em cada modalidade, terá acesso à categoria superior. Destacando que os últimos colocados da “Prata”, em cada modalidade, também descem para a Bronze.
Vale ressaltar, que, os grupos que formarão esta categoria não receberão nenhum tipo de recurso, sendo esta o primeiro estágio para aqueles que buscam ascender até a “Categoria Ouro”.
Propostas
Os interessados em participar da “Categoria Bronze” no 60º Festival Folclórico do Amazonas deverão apresentar sua proposta e protocolizá-la no prazo de dez dias úteis, a contar da publicação da Portaria nº 030/2016, no DOM, no protocolo do prédio da Manauscult, na Avenida André Araújo, nº 2767, Aleixo, das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. Os critérios, regras e anexos exigidos na Portaria, completo, estão disponíveis no portal da Manauscult no link
Edital. www.manauscult.manaus.am.gov.br. Entre os critérios estão: proposta devidamente preenchida e assinada, conforme anexo disponibilizado no site; Carta de Anuência; Listagem de componentes do grupo preenchidas; comprovante de que existem há, pelo menos, três anos.
De acordo com a Portaria, inexiste qualquer obrigação financeira por parte da Manauscult ou qualquer órgão ou entidade da Administração Pública Municipal referente a participação de grupos da “Categoria Bronze”. Todos os custos relativos à confecção de cenários, figurinos, transportes e outros são de total responsabilidade dos mesmos.
Os grupos vencedores do credenciamento desta Portaria farão parte da “Categoria Bronze” até que seja feito um novo credenciamento em um prazo não menor que cinco anos a contar da data de publicação da Portaria nº 030/2016
Amazonianarede