Manaus – Chegou a vez do 18º Festival Amazonas de Ópera encenar uma das mais populares óperas do mundo, com árias e duetos tão conhecidos quanto hoje são as redes sociais. “Carmen”, do compositor francês Georges Bizet, estreia neste domingo, dia 18, às 19h, no Teatro Amazonas (Largo de São Sebastião, s/nº, Centro, zona sul).
O evento é promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SEC), e terá ainda mais duas récitas: na terça-feira, dia 20, às 20h, e no sábado, dia 24, também às 20h. Os ingressos estão à venda na bilheteria do Teatro Amazonas e estão quase esgotados para as três récitas.
Carmen é o arquétipo da mulher independente e confiante da sua beleza e poder de atração, impulsionada pelo desejo de viver apenas de acordo com a sua vontade e as suas próprias leis. Não é à toa que para interpretá-la, o 18º Festival Amazonas de Ópera convidou uma diva, Cristina Gallardo-Domâs, uma chilena naturalizada espanhola e das mais importantes vozes da música lírica da atualidade.
Na montagem em Manaus, a direção, concepção e cenografia é assinada pelo italiano Enrico Castiglione e tem direção musical e regência da Amazonas Filarmônica por Luiz Fernando Malheiro. O espetáculo mantem o clima flamenco para contar a história da sensual cigana Carmen que, sem remorso ou piedade, enfeitiçava os homens com seu olhar penetrante em 1820, na cidade espanhola de Sevilha.
A protagonista Cristina Gallardo-Domâs tem um extenso currículo que inclui prêmios e apresentações nos principais palcos do mundo como o Teatro alla Scala de Milão (Itália), Metropolitan Opera em Nova Iorque (EUA), Staatsoper Viena (Áustria), Ópera Nacional de Paris (França) e Ópera de Tóquio (Japão), entre muitos outros espetáculos e festivais. Cristina terá a companhia no palco do tenor Andeka Gorrochategui, como Don José, Homero Velho (Escamillo), Joanna Parisi (Micaëla), Alfonso Mujica (Morales/Dancairo), Kátia Freitas (Fransquita), Andreia Souza (Mercedes), Cristhiano Silva (Remendado) e Murilo Neves como Zuninga.
Todas as récitas de “Carmen”, no 18º Festival Amazonas de Ópera terão ainda as participações do Corpo de Dança do Amazonas, do Coral do Amazonas e das crianças e jovens do Coral Infantil do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro, com figurinos de Sônia Cammarata, coreografia de Adriana Góes e iluminação de Fábio Retti.
Encontro com o público – O Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria do Estado da Cultura, promove ainda neste sábado, dia 17 de maio, uma mesa redonda com todo o elenco de “Carmen”, às 18h, na Sala de Música Desembargador Paulino de Mello, no Palácio da Justiça (avenida Eduardo Ribeiro, s/nº, Centro, zona sul).
As inscrições estão abertas e tem 60 vagas. Os públicos alvo são músicos, estudantes e interessados em geral. A mesa redonda tem uma hora de duração e para participar é preciso fazer a inscrição antecipada através do e-mail [email protected] ou pelo telefone (92) 3232-2440, informando nome, telefone, curso ou formação e RG. As inscrições são gratuitas.
Para mais informações sobre ingressos e a programação do XVIII Festival Amazonas de Ópera e demais ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura em Manaus e nos demais municípios do interior do Estado acesse www.facebook.com/culturadoamazonas.
Fonte: Agecom