Fernanda Sofia, a pequena notável atleta, colecionadora de medalhas no hipismo

Fernanda Sofia, a menina-amazona, campeã
Fernanda Sofia, a menina-amazona, campeã
Fernanda Sofia, a menina-amazona, campeã

O amor pelo bonito e luxuoso hipismo, um esporte sofisticado e nobre, parece que começou ainda no ventre da senhora Danielle Paiva, mãe da mini-amazona, Fernanda Sofia de Paiva Santana. Quando digo que esse amor surgiu ainda no ventre, ou seja, mesmo antes de nascer e essa paixão é fácil de explicar, a Fernanda, começou a dar os seus primeiros passos no hipismo, com apenas um ano, levada pelos seus pais, Aldous Santana e Danielle Paiva e de lá para cá, o amor pelos equinos e pelo hipismo não parou de crescer e hoje, fazem parte da infantil vida da pequena Sofia, de apenas 1,30 m, pesando apenas 29 kilos, xodó de seus pais, que é apoiada em todas as suas travessuras de uma criança, criança determinada, que sonha, sonhos adultos, sem medo de ser feliz.

Quando fez as primeiras montarias, com cuidados especais dos instrutores, nervosos os pais e instrutores obsevavam que a criança, segurava com determinação ás rédeas, ainda que as passadas do animal fossem lentas e com suavidade. Com tranquilidade, Sofia enfrentou os primeiros desafios nos exercícios, coisa que hoje é faz com muita segurança e tranquilidade, para orgulho dos pais “corujas”.

Treinando com assiduidade e determinação há três anos, na Escola de equitação Nissim Pazzuelo, aos seis anos de vida já começa a colecionar medalhas nesse difícil competitivo e nobre esporte, por isso, é muito admirada na escola e aplaudida nas competições que normalmente participa, como uma verdadeira campeã.

Sofia, com coleguinhas no Pódiun
Sofia, com coleguinhas no Pódiun

Apesar de serem “corujas” da filha, a pequena notável mini-atleta, os pais não a bajulam muito e na hora de elogiar, fazem questão de dizer a meninha-amazona que tudo o que está acontecendo de bom com ela no difícil e nobre esporte, só acontece em função, do seu empenho dedicação, disciplina, esforço e pelo amor que ela tem pelo esporte e animais seus parceiros nos treinamentos e competições.

Com dedicação de gente grande, Sofia Treina semanalmente e já compete com crianças de até 10 anos. Isso é bom, considerando que o hipismo é um esporte completo, envolvendo equilíbrio, atenção, concentração e desperta nas crianças o amor e respeito pelos animais, num momento onde às vezes nem mesmo os humanos se respeitam. O treino envolve domínio do cavalo, saltos, selar o cavalo, retirá-lo e colocá-lo na báia e cuidados com os animais como banha-los com o objetivo de integrar as crianças ao dia a dia uma hípica.

Xodó com os animais

A amazona e seu parceiro e amigo cavalo
A amazona e seu parceiro e amigo cavalo

Como toda criança, a nossa menina-amazona, é bem sapeca, falatrona e tem um xodó especial por animais, como gatos, cães e araras. Ela gosta tanto de animais, que mesmo talvez sem saber a finalidade da profissão, diz aos pais que “quando eu crescer quero ser médica de bichos”, ou seja, veterinária.

Os pais não favoráveis e nem contra a ideia, considerando que ainda é muito cedo para uma discussão sobre o futuro profissional da promissora atleta, que no hipismo amazonense, na sua categoria lidera cm folga e o rank e de quebra ainda lidera a Copa Trote, uma das mais tradicionais competições do hipismo amazonense.

Escola tradicional

Na escola tradicional, Fernando Sofia Paiva Santa, cursa o primeiro ano do ensino fundamental no Centro Educacional Adalberto Valle, onde é uma aluna como outra qualquer. Para não fugir à regra, não é muito aplicada e apesar disso, não suporta tirar notas baixas, por isso procura fazer as tarefas da escola em casa, mesmo não sendo uma estudante nota 10, vai caminhando muito bem nos estudos, que sabe, dando os primeiros passos para uma Faculdade de Veterinária.

A faceira atleta-mirim hípica
A faceira atleta-mirim hípica

Vaidosa, a nossa pequena amazona, gosta muito de botas e se veste com modernidade. De boneca quase não brinca, mas gosta de brincadeiras que exercitem o corpo, como corridas, ginásticas, bicicleta, patins e outras brincadeiras mais radicais.

Como vivemos na era cibernética, a nossa pequena notável , não está alheia a essa tecnologia, que faz da comunicação um brinquedo, por isso adora mexer um celular, especialmente smart phone mandando SMS e wuat-sapp para os coleguinhas e seu fã clube

Com o sei jeitinho de criança, é uma menina educada e não tão comportada e adora dizer um não, quando é contrariada. A mãe conta com uma ponta de ciúmes, que a atleta e muito chegada e carinhosa  com o pai, a quem procura agradar sempre. “Comigo ela é mais dura, mas, é o jeito dela de ser. Tudo bem”, diz confirmada.

Seu prato preferido é carne e saboreia com muito prazer uma picanha, principalmente se a sobremesa forte sorvete de creme cm chocolate, creme com morango e leite condensado.

OsnyAraujo/Amazonianarede

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.