Manaus, AM – Teve início, neste sábado (9), a 2ª edição da Virada Sustentável Manaus. O evento, que reúne atividades gratuitas com temas relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) lançados pela ONU, conta com uma arrecadação de livros e material escolar para comunidades ribeirinhas do Amazonas. A ação é promovida pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS).
Os livros e materiais arrecadados deverão ser doados a escolas localizadas em comunidades ribeirinhas nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS).
A arrecadação está sendo realizada em tonéis localizados no Parque do Mindu, Parque Jefferson Peres, Parque dos Bilhares, Shopping Sumaúma e Largo São Sebastião.
Virada Sustentável
A principal novidade desta edição, que acontece durante todo o final de semana – sábado e domingo, dias 9 e 10 de julho – é a distribuição da programação em sete circuitos temáticos: musical, criativo, colaborativo, zen, criança, debate e saúde. Ao todo, serão mais de 200 atividades, todas gratuitas.
Os principais locais da Virada neste ano serão: Parque Municipal do Mindú; Parque dos Bilhares; Ginásio do “Zezão”; Bosque da Ciência (INPA); Parque Jefferson Péres; Fundação Amazonas Sustentável (FAS); Largo São Sebastião; Musa Reserva Ducke; Musa do Largo; Parque e Shopping Sumaúma; Sest/Senat; Biblioteca Pública do Estado do Amazonas, Galeria do Largo, Bairro da Redenção e Lago do Tarumã.
Os circuitos:
Musical – Apresentações musicais e shows
Criativo – Oficinas de criação e exposições educativas
Colaborativo – Trocas de objetos e doações
Criança – Variadas atividades para as crianças
Debate – Rodadas de conversa e debates sobre temas como meio ambiente, empreendedorismo, inclusão social
Saúde – Ações de saúde e esporte para a população (incluindo atividades esportivas, como mutirão de limpeza com remadores de Stand Up Paddle na região do Tarumã
Zen – Práticas de meditação e Yoga
Como surgiu
A Virada Sustentável começou na capital paulista e já realizou outros festivais em Manaus, Valinhos (SP) e Porto Alegre (RS).
O evento envolve articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades, dentre outros.
O objetivo é apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população. A concepção da Virada é baseada nos 17 ODS, definidos pela ONU, que são também os princípios que regem os projetos realizados pelo grupo.
Amaznianarede-Assessoria