FCecon oferta mais consultas no combate ao câncer cabeça e  pescoço

As senhas serão distribuídas, presencialmente, a partir da próxima segunda-feira, dia 24

Amazonas – No dia 27 de julho, comemora-se o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Cabeça e pescoço. Para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) ofertará gratuitamente à população, 50 vagas para consultas especializadas de rastreio da doença.

As reservas serão realizadas na próxima segunda-feira (24), pessoalmente, das 9h às 17h, ou até que as senhas se esgotem, na sede da instituição, localizada na rua Francisco Orellana, bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste de Manaus.

Poderão participar pessoas com 35 anos ou mais, de ambos os sexos, destacou o diretor-presidente da unidade, cirurgião oncológico Marco Antônio Ricci. A ação é alusiva ao ‘Julho Verde’, campanha criada em 2015, que visa conscientizar a população acerca dos fatores de risco das neoplasias malignas nesta região do corpo humano.

O chefe do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da FCecon, cirurgião Marco Antônio Rocha, explica que devem procurar a unidade para avaliação, pessoas com suspeita de alteração na boca, laringe, face, tireoide e garganta, e que apresentem sintomas como rouquidão persistente, nódulos ou feridas na boca que demoram a cicatrizar, nódulos suspeitos na região da glândula tireoide, dor de garganta persistente e mudança de voz.

 Atividade

O cronograma da atividade realizada pela FCecon incluirá palestras educativas com temas como ‘Os fatores de risco do câncer’, ‘ Prevenção e desenvolvimento da doença”.

A influência da má higiene bucal no desenvolvimento do câncer de boca’, além de avaliações clínicas com cirurgiões especialistas na área, oferta de ultrassonografia de rastreio, distribuição de material informativo e de kits de higiene pessoal cedidos pela Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc).

“Também queremos conscientizar  a população sobre a influência do tabagismo e do alcoolismo no desenvolvimento do câncer de cabeça e pescoço e explicar como essa combinação aumenta em até 15 vezes o aparecimento da doença”, frisou Rocha.

Amazonianarede

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.