FCecon anuncia o início da “Residência Médica em Mastologia”

Amazonianarede – Agecom

Manaus – Hoje, dia 8, é celebrado em todo o mundo o Dia Internacional da Mulher e, além da realização de atividades comemorativas, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), aproveita a data para anunciar que já está em fase final de credenciamento o Programa de Residência Médica em Mastologia, especialidade que se dedica ao Estudo das glândulas da mama e contribui para a saúde da mulher. A previsão de implantação é até dezembro de 2013.

Com o programa, o hospital, que é referência no tratamento do câncer na Amazônia Ocidental, totalizará quatro modalidades de ensino inseridas nesse contexto, já que hoje reúne as residências em Cancerologia Clínica, Cancerologia Cirúrgica e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, o Programa de Residência em Mastologia tem uma importância especial para a instituição e para o Estado, uma vez que a mama é a parte do corpo da mulher que é mais afetada pelo câncer, tanto no Brasil como no mundo. No Amazonas, o câncer de mama é o segundo mais incidente, perdendo apenas para o de colo uterino.

De acordo com dados da FCecon, só em 2012 foram registrados 160 casos da doença, apenas na instituição. O dado não reflete a realidade do Estado, uma vez que unidades privadas também realizam o diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

O diretor-presidente da FCecon, Edson de Oliveira Andrade, considera que a residência médica fortalece o papel do hospital como instituição de ensino, uma vez que a Fundação busca, junto aos Ministérios da Saúde e da Educação, o credenciamento para atuar oficialmente nesta área, no Estado. “O credenciamento de novos programas de residência médica na FCecon contribui para o aumento do número de profissionais nessas áreas no Amazonas e garante qualidade de ensino na área oncológica”.

Importância – De acordo com o mastologista da FCecon, Luciano Brandão, a Residência em Mastologia é de grande importância para a região, pois 90% dos profissionais dessa especialidade estão concentrados no Sudeste e no Centro-Oeste do Brasil. ”A abertura da ResidênciaMédica aqui aumenta e qualifica o número de profissionais especializados no atendimento e assistência ao câncer de mama”, assegurou.

O mastologista é o profissional responsável por tratar todas as patologias benignas e malignas da mama, congênitas ou adquiridas. Seu trabalho vai da prevenção ao diagnóstico e tratamento. “Essa Residência também poderá contribuir com os projetos de interiorização do médico. A partir dela, podemos pensar em algo mais amplo, com uma visão de especialidades para a população do interior”, destacou Brandão.

A diretora de Ensino e Pesquisa da FCecon, Kátia Luz Torres, lembrou que a instituição já possui Serviço de Mastologia e que executa, inclusive, cirurgias mais complexas, como a mastectomia radical total (retirada completa da mama) em pacientes que encontram-se em estágio mais avançado da doença. “A Residência nessa área possibilitará a formação de mais especialistas, abrindo as portas do Cecon para novos profissionais, considerando a demanda”, ressaltou.

Além de fornecer o tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a FCecon também atua na prevenção do câncer de mama com ações como o Outubro Rosa – ocasião em que prédios públicos são iluminados com a cor rosa, símbolo da luta mundial contra a doença – e com orientação sobre como detectar precocemente a doença.

O resultado do empenho é o aumento gradativo do número de mulheres que realizam não só a mamografia (55 mil exames foram realizados no Estado ano passado), mas também o exame preventivo, conhecido popularmente como Papanicolau (160 mil exames foram realizados em 2012 no Amazonas), o qual previne e detecta o câncer de colo uterino.

Residência Médica – A direção da FCecon deu as boas-vindas, na última segunda-feira (04/03), os novos residentes que atuarão na instituição pelos próximos anos. Eles fazem parte de três programas distintos e foram recepcionados pela equipe de coordenadores e preceptores dos programas.

Os três novos residentes são: Felipe Jezini III (Cirurgia de Cabeça e Pescoço com duração de dois anos), Elizabeth Ribeiro Alves da Silva (Cancerologia Clínica) e Marcelo Henrique dos Santos (Cancerologia Cirúrgica) – os dois últimos com duração de três anos cada.

Ao final do processo de ensino prático e teórico, eles terão, obrigatoriamente, que apresentar uma monografia acerca dos temas específicos ou um trabalho inédito nas suas áreas de atuação, para receber o diploma. A última a concluir a residência na instituição foi a Dra. Fumiê Ishizawa (cancerologia cirúrgica), primeira mulher com esse tipo de especialidade formada em Manaus.

Eventos – Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a FCecon homenageará suas pacientes com visita aos leitos e entrega de rosas com chocolates. A atividade será realizada pela equipe do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (DPCC). Também receberão os brindes mulheres em tratamento nos setores de Quimioterapia e Radioterapia, além das que estiverem aguardando consulta no Ambulatório da instituição.

O Serviço de Psicologia, por sua vez, realizará o VI Encontro de Mulheres na FCecon, como forma de homenagear o sexo feminino em razão da data e aproveitando a ocasião para passar orientações preventivas sobre o câncer de colo uterino, de mama e sobre violência contra a mulher. Dois palestrantes participarão do evento: Grasiela Leite, ginecologista e obstetra, e a psicóloga do Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência, Valcineide Garcia. Durante a comemoração haverá, ainda, apresentação musical e oficina de beleza com corte de cabelo e dicas de maquiagem.

Segundo a responsável pelo Serviço de Psicologia da Fundação Cecon, Graciene Siqueira, é importante aproveitar a data para trabalhar questões importantes e que proporcionem a melhoria de vida às mulheres. O evento, que é aberto ao público e gratuito, inicia às 8h e segue até o meio-dia, no Auditório da FCecon – rua Francisco Orellana, Dom Pedro. As vagas são limitadas.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.