Famílias rurais de Caapiranga (AM) recebem orientações sobre crédito rural para 2014

(Por: Paula Vieira)

Caapiranga, AM – Pescadores, agricultores, pecuaristas e piscicultores do município de Caapiranga (a 134 quilômetros de Manaus), estiveram reunidos na quinta-feira, 30 de janeiro, na Câmara Municipal, com os representantes do Banco da Amazônia e do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) para tratar de assuntos relacionados a crédito rural.

Linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para 2014 foi a pauta discutida na ocasião. Segundo o gerente do Banco da Amazônia/Agência Manacapuru, Salomão Alencar, o valor disponível para investimentos na agricultura familiar é de cinco milhões para o município.

Alencar ainda explicou as famílias como funcionam as taxas de juros para créditos destinados a investimentos em culturas diversas, pesca e materiais. Os agricultores também receberam orientações sobre as documentações necessárias para aderir às linhas de crédito.

Além disso, o Banco da Amazônia ainda tem disponível recursos para recuperação de pastagem, aquisição de animais e compra de insumos. Já na piscicultura o agente financeiro irá atender a Associação dos Aquicultores e Piscicultores de Caapiranga com a liberação de custeio agrícola para compra de ração e alevinos.

“Esperamos que com a aplicação de recursos no setor primário à produtividade aumente em todos os setores seja na agricultura, pecuária e criação de peixes, gerando oportunidade e renda para as famílias”, finalizou o gerente da Unidade Local do IDAM em Caapiranga, Phillipe Gabriel Brandão.

Crédito – Para o agricultor que deseja aderir às linhas de crédito do Pronaf é necessário procurar a Unidade Local do IDAM de seu município, portando RG, CPF (regularizado), comprovante de residência e documento da terra. O IDAM elabora o projeto e encaminha ao agente financeiro para aprovação. Vale lembrar que para aderir o benefício é preciso ser agricultor/produtor rural, possuir DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) e não ter restrições.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.