Extrativistas são capacitados para o manejo do açaí em Manacapuru (AM)

(Por: Aldizângela Brito)

A Unidade Local do IDAM em Manacapuru realiza no período de 20 a 24 de janeiro, o curso de boas práticas de manejo de açaí para agricultores familiares nas comunidades de São Francisco de Canidé e Nossa Senhora do Carmo, no município de Manacapuru (distante a 68 quilômetros de Manaus).

O objetivo é melhorar as atividades de coleta, transporte e armazenamento com intuito de aumentar a quantidade e qualidade do produto. A ação é resultado da parceria entre o governo do Amazonas e Coca-Cola, onde o IDAM vem trabalhando no sentido de capacitar as famílias extrativistas sobre as técnicas de manejo adequadas para a cultura.

A atividade será realizada em duas etapas, sendo uma teórica e outra prática com a participação dos extensionistas Luiz Rocha, Samuel Bahia e Amarildo Oliveira, que apresentarão novas técnicas de beneficiamento. Uma das indicações é o uso adequado dos equipamentos de proteção individual como capacete, bota, luva, utilização de calça e camisa de mangas comprida, e peconha (utensílio utilizado para subir em árvore).

O técnico florestal do IDAM em Manacapuru, Amarildo Oliveira orienta a respeito dos tipos A, B e C do produto que corresponde ao nível de amadurecimento do fruto. Segundo Oliveira, a recomendação é que seja feita a coleta apenas do açaí tipo A, que apresenta amadurecimento ideal para comercialização. Após cada coleta, o produto deve ser colocado sobre uma lona esticada em área limpa para evitar a contaminação.

“A meta é aumentar a produção que hoje é de duzentas sacas diárias e atender demanda da Agroindústria de Manacapuru para beneficiamento do produto,” afirmou Oliveira.

Segundo o gerente da Unlocal/Manacapuru Marildo Ximendes da Silva, a atividade vai melhorar a cadeia produtiva e possibilitará a geração de emprego e renda para as pessoas dessas comunidades.

Ao todo serão capacitados setenta e cinco agricultores familiares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.