Expedição do Inpa vai devolver à natureza  10 peixes-bois na RDS Piagaçu-Purus

Dez peixes-bois  que estavam em cativeiro do Inpa, serão reintroduzidos na RDS Piagaçu-Purus.

Amazonas – O Instituto Nacional de \pesquisas da Amazônia ( INPA), vai devolver à natureza, neste sabado 31, 10  peixes-bois natureza durante uma expedição do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) no baixo Purus, no interior do Amazonas. Como se sabe, o O peixe-boi da Amazônia encontra-se ameaçado de extinção.

Segundo o Inpa, os mamíferos reintroduzidos foram vítimas de caça ilegal e estavam em tanques de fibra sob proteção dos cientistas.

“Nossa ideia é levar de maneira inédita dez animais de uma só vez. Normalmente, o Inpa tem reintroduzido de quatro a cinco indivíduos por ano, mas o sucesso das solturas passadas com os animais se readaptando muito bem à natureza, nos permitiu acelerar o processo”, explica o responsável pelo programa de reintrodução, o biólogo Diogo Souza, por meio de assessoria.

O Inpa já reintroduziu aos rios da Amazônia 12 peixes-bois desde que o Programa de Reintrodução de Peixes-Bois do Inpa foi criado há dez anos.

A última soltura aconteceu em abril de 2017, quando foram reintroduzidos cinco animais, três machos e duas fêmeas. Desde 2016, eles são soltos na RDS Piagaçu-Purus, onde as comunidades da unidade de conservação do estado do Amazonas são parceiras do programa.

A expedição

A equipe sairá da sede do Inpa, em Manaus, na madrugada do dia 31 de março (sábado) e deverá chegar ao amanhecer, no lago do semicativeiro, em Manacapuru. Lá, os dez peixes-bois selecionados deverão ser recapturados um a um e transportados de caminhão até o barco, numa distância de 500 metros.

O barco, ancorado às margens do rio Solimões, estará equipado com três piscinas de fibra para acondicionar os animais durante a viagem, que deverá durar 15 horas até a RDS Piagaçu-Purus, localizada entre os interflúvios Purus-Madeira e Purus-Juruá. Engloba os municípios de Beruri, Codajás, Coari, Tapuaá e Anori.

Durante a viagem, os animais serão monitorados pela equipe do LMA, que fará rodízio para avaliação do comportamento dos animais e verificação da frequência respiratória e troca de água das piscinas.

Amazonianarede-Inpa

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.