Embarcação que saiu de Manaus percorreu rios e comunidades na Amazônia e, agora atracada na Estação das Docas, na capital do Pará, vai oferecer programação cultural aberta ao público durante a COP30, conferência internacional sobre mudanças climáticas.
A expedição “Banzeiro da Esperança”, que partiu de Manaus (AM), chegou a Belém (PA) neste sábado (8) após percorrer comunidades e cidades da Amazônia debatendo propostas para enfrentar a crise climática.
A comitiva reúne lideranças indígenas, ribeirinhas, representantes de movimentos sociais, artistas, pesquisadores e comunicadores.
Durante a viagem, o grupo elaborou a “Carta da Amazônia”, documento que reúne reivindicações e orientações baseadas nas experiências de quem vive na região.
O trajeto começou no Mirante Lúcia Almeida, em Manaus, e seguiu pelo rio Amazonas com rodas de conversa, apresentações culturais e encontros públicos. Em Parintins, a embarcação foi recebida pelos bois Caprichoso e Garantido em um espetáculo no porto da cidade.
Com a chegada a Belém, o barco está ancorado na Estação das Docas e será aberto ao público a partir deste domingo (9). A programação inclui oficinas, debates, shows, apresentações de circo e dança, entre outras atividades culturais durante a COP30.
amazonianarede
Por Patrick Marques, g1 AM




