Evento chama a atenção para a participação da população nas ações públicas de saúde

06-06saudeManaus – A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e o Conselho Municipal de Saúde de Manaus (CMS/MAO) vão promover, de 09 a 11 de junho, a 9ª Semana do Controle Social. O evento acontece anualmente para orientar a população sobre a importância da participação social na formulação, planejamento e acompanhamento das ações públicas de saúde.

O CMS espera envolver cerca de nove mil pessoas durante a mobilização, reunindo conselheiros locais e municipais de saúde, usuários, trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS).

O secretário municipal de Saúde e presidente do CMS/MAO, Homero de Miranda Leão Neto, explica que a Semana do Controle Social foi instituída por meio da Resolução nº 027/2006, também como uma forma de marcar o aniversário de criação do Conselho Municipal de Saúde de Manaus. “O CMS completa 23 anos de criação no dia 11 de junho e a Semana do Controle Social é uma forma de destacar a importância da entidade para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirma Homero de Miranda Leão.

Com o tema “SUS – Sistema Único de Saúde Ontem, Hoje, Amanhã e Sempre – Patrimônio do Povo Brasileiro”, o CMS organizou uma programação que pretende mobilizar a população em todas as zonas geográficas da cidade (Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural – ribeirinha e terrestre), realizando panfletagem e caminhadas nas principais avenidas da cidade, além de atividades educativas em escolas, unidades de saúde e faculdades.

A programação será encerrada no dia 11 de junho, com programação no auditório da Unip, das 8h30 às 12h30, com solenidade em homenagem ao 23º aniversário do CMS. Serão realizadas palestras abordando os temas: “Implantação da Política de Humanização dos Atendimentos de Saúde no município de Autazes”, “Rede Saúde Manauara” e “SUS – 25 anos de desafios, avanços e conquistas no Brasil”. O evento contará com a presidente do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro de Souza.

Histórico

O Conselho Municipal de Saúde (CMS/MAO) foi instituído nos termos da Lei n° 066, de 11 de junho de 1991, e constitui-se como órgão colegiado, de caráter permanente, deliberativo, consultivo, normativo e fiscalizador do SUS para o município de Manaus.

É composto por 32 membros titulares e seus respectivos suplentes: 25% escolhidos entre representantes do governo, entidades prestadoras de serviços de saúde e aparelho formador; 25% escolhidos entre representantes de trabalhadores de saúde e 50% de representantes de usuários do Sistema Único de Saúde.

Reportagem: Eurivânia Galúcio

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.