Espetáculo ‘Glorioso’ reúne cerca de 100 mil pessoas no Largo de São Sebastião na noite de Natal

Amazonianarede – Agecom

Manaus – Espetáculo “Glorioso” reúne cerca de 100 mil pessoas no Largo de São Sebastião, Centro de Manaus, nesta noite de Natal, 25 de dezembro. Ao prestigiar o espetáculo, realizado por meio da Secretaria de Estado da Cultura, o governador Omar Aziz destacou que a apresentação ressalta o espírito de paz e fraternidade.

“A gente que é Cristão torce para que Manaus e o Amazonas tenham sempre paz, muito amor e famílias se confraternizando”, disse Omar Aziz logo ao chegar para assistir à apresentação, juntamente com a esposa, primeira-dama Nejmi Aziz, os filhos Emjen, Enzo e Johara, e mãe dele, Delfina Aziz. O espetáculo também foi prestigiado pelo prefeito eleito de Manaus, Artur Neto.

“Espero que as pessoas assistam ao espetáculo e que possam voltar para casa com tranquilidade”, afirmou Omar Aziz, referindo-se ao esquema de segurança montado para a concerto de Natal. Ao todo, 300 policiais e 130 seguranças particulares trabalharam para garantir a segurança tanto no Largo de São Sebastião quanto nas principais ruas adjacentes.

O governador também destacou a participação de jovens artistas no espetáculo, principalmente aqueles atendidos pelos projetos sociais do Estado, como o Jovem Cidadão, que têm 45 mil jovens atendidos em cursos na área de artes. Devido à grandiosidade do evento, Omar Aziz também adiantou que o concerto de Natal deverá ser levado para Arena da Amazônia em 2014, quando o espaço multiuso já terá sido inaugurado. Para ele, os investimentos e o tamanho do espetáculo merecem ter um espaço mais adequado, com estrutura e estacionamento, podendo ser apresentado em mais de um dia para um público maior.

Para a primeira-dama Nejmi Aziz, o espetáculo representa uma oportunidade de confraternização, de reunir a família e prestigiar o trabalho e o talento dos artistas amazonenses.

Além do pessoal envolvido na segurança, o espetáculo “Glorioso” mobilizou cerca de 8 mil pessoas, entre artistas, técnicos e servidores do Corpo de Bombeiros e das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde. Realizado pela Secretaria de Cultura e co-produzido pela empresa norte-americana Hardrive, responsável por espetáculos da Disney, o“Glorioso” contou com 4.500 artistas em quatro palcos no entorno do Teatro Amazonas.

Entre os destaques da apresentação, um dos que mais chamou a atenção do público foi a projeção de luzes no Teatro Amazonas, que resultou num grande espetáculo de cores. A viagem de bailarinos sobre o público, sustentados por tirolesas, também arrancou aplausos de quem prestigiou o concerto.

No palco, a viagem começou, no primeiro ato, com uma reconstituição da Manaus do ano de 1896, com famílias e amigos reunidos para uma gloriosa noite de véspera de Natal, que vai percorrendo o Salão Nobre do Teatro Amazonas, às vésperas de sua inauguração (31 de dezembro), até as ruas, onde as pessoas se reúnem para celebrar a melhor temporada do ano.

Ao todo, o espetáculo contou com três atos, que retrataram a história que a humanidade conhece há mais de 20 séculos. O 2º Ato refez a clássica viagem de Maria e José até Belém, na Galileia, citando todos os personagens da comemoração em torno do nascimento do menino Jesus, como o Anjo Gabriel, os três Reis, a estrela guia, anjos e a paz na terra aos homens de boa vontade. O encerramento marcou uma grande celebração, com queima de fogos, simbolizando a fé, esperança e a vida.

Tecnologia

O espetáculo associa o clássico à tecnologia e uma nova forma de contar a história, com balé, show pirotécnico, efeitos especiais, projeções na fachada do teatro em 3D, e uma trilha sonora composta especialmente para a noite, pelo maestro e compositor norte-americano Joe Alfuso, 58, que, durante a apresentação, regeu duas orquestras dentro do Teatro Amazonas, a Filarmônica e a Experimental. “A música é cinematográfica, de grande escala. Mas que além de tudo é a música de fundo contando uma história. Ela foi criada para isso”, disse o norte-americano.

Durante os 90 minutos de “Glorioso”, o público apreciou clássicos de Natal, como “O Holy Night”, a tocante “Prayer”, verdadeira oração ao amor e à fé, “First Noel”, entre outras canções tradicionais natalinas.Trinta minutos de show contaram com peças inéditas.

O secretário de Cultura, Robério Braga, afirmou que“Glorioso” não é só exclusivo, mas entra para o roteiro de eventos natalinos nacionais, atraindo mais turistas a Manaus. “É uma belíssima produção, feita totalmente por amazonenses, em parceria dos americanos, nossa nova versão para algo tão clássico, como o nascimento do menino Jesus. ‘Glorioso’ é o nosso trabalho dedicado às famílias do Amazonas, um presente à paz”, enfatiza Robério Braga.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.