Especulações políticas nas ruas

Jornalista Osny Araújo
Jornalista Osny Araújo
Jornalista Osny Araújo

Osny Araujo *

Ano que vem teremos eleições municipais e uma declaração do vice-governador Henrique Oliveira, demonstrando interesse em disputar a Prefeitura de Manaus, deu largada nos ensaios para a corrida a Prefeitura da capital, com o pole-position, o prefeito Arthur Neto, não se manifestando ainda a respeito, aguardando naturamente as especulação e expectativas eu a partir de agora começarão a circular na mídia, nas esquinas e nos botequins da vida, onde a política é sempre um assunto interessante.

Como o prefeito Arthur Neto tem acordos políticos com o governador José Melo e com o senador Omar Aziz, para os quais fez campanha eleitoral na eleição, essa posição anunciada pelo vice-governador Henrique Oliveira, poderá a gerar um desconforto nas articulações políticas, levando a crer que esse forte grupo político possa sofrer alguma baixa, mas tudo ainda é apenas especulação.

Sem comentar nada a respeito, o prefeito Arthur Neto, político de primeiro escalão, deve estar muito satisfeito com as primeiras especulações, considerando que até o momento, contará, segundo os próprios, com o apoio do governador José Melo e do senador Omar Aziz, com que fez parceria quando governador, o que também acontece agora, com o governador José Melo.

Quem ainda não falou nada a respeito é o senador licenciado e atual Ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga, que disputou o Governo do Estado com Melo. Como falta ainda muito tempo para que a corrida política pelas prefeituras brasileiras tome corpo, naturalmente que Eduardo Braga, tem muito tempo para pensar, se articular e se manifestar a respeito, levando sempre em condenação que em política tudo é possível e de uma hora para outra adversários se tornam parceiros, a parceiros adversários. Coisas de política.

A verdade, ´q que do jeito que as coisas estão e se não houver num terremoto na Administração Arthur Neto, o atual prefeito de Manaus é favorito absoluto nessa corrida, a não ser que decline da reeleição, o que acho pouco provável. Do jeito que as coisas estão não vejo adversário para competir de igual para igual com Arthur que continua muito bem avaliado nas pesquisas, Além de ser um político experiente, de grande liderança, tem atitudes e um discurso forte e convincente.

O fato é que a vontade externada pelo vice-governador Henrique Oliveira de disputar a Prefeitura de Manaus, acendeu a tocha marcando o início da carreira eleitoral em Manaus, mas ainda não se sabe quais serão os participantes.

No momento não se pode fazer uma análise mais profunda a respeito, considerando que as especulações a respeito estão apenas comelando e sabemos que muitas coisas ocorrerão até que as definições dos candidatos ocorram, o que acontecer no início do segundo semestre de 2016. Até lá, teremos sòmente especulações e nada mais.

A nível nacional, a reabertura dos trabalhos hoje no Congresso Nacional, está preocupando o Governo, neste momento difícil da vida nacional, com o agravamento da crise econômica, considerando ainda que politicamente o Governo Dilma, não vai bem.

Como o Senado tem uma boa liderança de oposição e a Câmara dos deputados é dirigida hoje por um ex-aliado, agora oposição, o presidente Eduardo Cunha, o Governo colocou o seu bloco de articulações nos corredores políticos e gabinetes de Brasília, para tentar com que a oposição não venha a atrapalhar as ações de Governo, que prejudiquem, principalmente a economia.

*Osny Araújo é jornalista e analista político.

Email: osnyaraujo@bol.com.br/amazonianarede@gemail.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.