Amazonas – Uma oficina para a elaboração do Plano de Ação Nacional (PAN) para a Conservação dos Primatas Amazônicos é realizada em Manaus até a sexta-feira (30). A capital e habitat de uma espécie endêmica que está ameaçada de extinção, o sauim-de-coleira, que possui um plano de ação específico.
De acordo com a organização, o objetivo é estabelecer uma estratégia para os próximos cinco anos, visando garantir a sobrevivência das populações destes primatas.
A oficina conta com a participação de mais de 30 especialistas, composto por gestores ambientais, pesquisadores e conservacionistas, representantes de 22 instituições, do Brasil e do exterior. O evento é realizado de 9h às 18h, na Sede do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Amazônica (CEPAM/ICMBio), no minicampus da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em Manaus.
O PAN Primatas Amazônicos terá como alvo as 15 espécies de primatas amazônicos ameaçados de extinção (Portaria MMA 444/2014), com exceção do sauim-de-coleira (Saguinus bicolor), que já possui um plano de ação específico para a espécie.
O evento é coordenado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Amazônicos (CPB), e ocorre na sede do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Amazônica (CEPAM), ambos vinculados ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Amazonianarede-CEPAM