Escolas da rede estadual recebem capacitação sobre doações de órgãos

(Foto: Herick Pereira – Agecom)

O Governo do Amazonas, por meio das secretarias de Saúde (Susam) e Educação (Seduc), realizou nesta quarta-feira, dia 19 de setembro, oficinas de capacitação para professores de diversas escolas estaduais da capital sobre doações de órgãos.

O evento aconteceu no auditório do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Áurea Pinheiro Braga, localizada no bairro da Compensa, zona oeste de Manaus, e faz parte das ações de sensibilização alusivas ao Dia Nacional de Incentivo à Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos, que será comemorado no próximo dia 27 de setembro.

O objetivo foi treinar os educadores para multiplicar as informações para os alunos sobre a importância da doação e como doar órgãos. Na prática, os alunos vão expressar o que compreenderam no concurso para a escolha das melhores frases e produções de filmes de 1 minuto sobre o tema. Os trabalhos vencedores serão utilizados nas palestras educativas em relação ao assunto. As inscrições vão acontecer entre 20 de setembro e 26 de outubro em 99 escolas estaduais da capital.

A coordenadora da Central de Transplantes do Estado, Leny Passos, destacou que as escolas vão receber materiais didáticos adequados para a realização das ações de conscientização com mais de 60 mil estudantes da capital. “Vamos fornecer material didático de acordo com a faixa etária dos alunos para que os professores possam trabalhar esse assunto durante o ano letivo nas salas de aula”.

Uma das apoiadoras da causa, a presidente do Fundo de Promoção Social (FPS) e primeira-dama, Nejmi Aziz, disse que essas iniciativas ajudam a sociedade a obter mais informações referentes às doações de órgãos. “Esse trabalho é importante porque os alunos vão levar informações para as suas casas e seus amigos e, com isso, esclarecer que doar é um ato de amor e ajuda a salvar vidas”.

Esclarecimentos – Os professores comentaram que as atividades devem auxiliar na formação social e humana dos alunos acerca da doação e transplante de órgãos e tecidos. “O importante é sensibilizar os alunos de que a doação contribui para salvar vida e, também, a nossa autoestima. Eu sou doador de sangue e sei que, quando faço isso, ajudo pessoas a terem uma nova vida”, disse o professor Artur Bulcão.

A pedagoga do Ceti Áurea Pinheiro Braga, Francisca Martins, disse que a escola vai formar grupos de trabalho junto aos alunos para a produções dos materiais do concurso. “Vamos reunir os professores para montar equipes para que os alunos façam os trabalhos e aprendam mais sobre esse assunto, pois eles precisam ter esse conhecimento nessa fase da vida deles para que eles repassem isso para os seus filhos e, também, para terem mais qualidade de vida”.

Atividades – Entre os dias 23 e 27 de setembro vão acontecer palestras e atividades de sensibilização direcionadas para equipes de saúde, exposições em shopping, entre outras ações na capital amazonense.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.