Escola do Legislativo da Aleam inicia à 9ª edição do Parlamento Jovem

Escola do Legislativo, inicia mais uma edição do Parlamento Jovem

Escola do Legislativo, inicia mais uma edição do Parlamento Jovem
Escola do Legislativo, inicia mais uma edição do Parlamento Jovem

Amazonas – A Escola do Legislativo Senador José Lindoso, por meio da Gerência de Educação Cidadã, deu início às atividades da 9ª edição do programa Parlamento Jovem, que acontecerá no período de 16 a 25 de maio. A primeira fase do cronograma de atividades do programa começa com as eleições, onde uma equipe da Assembleia desloca-se até às escolas participantes nos dias e horários previamente agendados, realiza a palestra de educação cidadã, apresenta o programa e realiza as eleições.

Na última semana, as duas primeiras eleições foram realizadas na Escola de Tempo Integral Senador Petrônio Portela (localizada no bairro Dom Pedro II) e na Escola Estadual Nossa Senhora de Aparecida (localizada no Bairro Aparecida/Centro), respectivamente. Em cada escola foram eleitos, pelos próprios alunos, um aluno deputado e um aluno suplente.

De acordo com a gerente do setor de Educação Cidadã, Cassandra Serejo, apesar de o programa ser realizado em todo o território nacional  “o do estado do Amazonas possui um diferencial, que é a consciência política e social que nós promovemos nessas escolas, com palestras realizadas antes das eleições, incluindo temas que abordam a formação cívica, cidadã e política. Os jovens participam e o resultado é sempre muito bom”, enfatizou Cassandra.

Neste ano, as eleições ocorrerão até meados de maio e a escola que quiser se inscrever no programa deve entrar em contato com a Gerência de Educação Cidadã, através dos telefones 3183-4577 e 3183-4576 ou pelo e-mail [email protected], no horário de 8h às 14h.

O programa

Plateia atenta
Plateia atenta

O Programa “Parlamento Jovem” é realizado em território nacional, sendo criado no âmbito estadual através da Resolução Legislativa Nº 375/ 05 de 29/09/05 e possui parceria com a SEDUC.

Tem como objetivo o fortalecimento do Legislativo Estadual, possibilitando aos alunos da Rede Estadual de Ensino a vivência do processo democrático mediante a participação de uma jornada parlamentar na Assembleia Legislativa com diplomação e exercício do mandato.

O Programa parlamento jovem começa com as eleições, onde a equipe da Assembleia desloca-se até a escola nos horários e dias previamente agendados pela mesma e realiza as eleições, onde os dois alunos mais votados preenchem a ficha de inscrição e são intitulados como Deputado Jovem Oficial e Suplente.

Esta será a 9º Legislatura que acontecerá no período de 16 a 25 de maio. Os alunos deputados são apadrinhados por deputados estaduais e recebem da Assembleia Legislativa todo material didático, vale-transporte, alimentação e vestuário. Durante o programa, elaboram projetos de lei estadual e federal, assistem aulas de processo legislativo, cidadania, ética e variadas dinâmicas.

Amazonianarede-Aleam

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.