Manaus, AM – A Polícia Civil do Amazonas, por meio da equipe de investigação do 26º Distrito Integrado de Polícia (DIP), sob o comando do delegado titular da unidade policial, Raul Augusto Neto, prendeu em flagrante, na tarde de quarta-feira, dia 16, por volta das 16h, Alexsandro Almeida Pereira, 36, conhecido como “Pit”; Alexsandro Malafaia Montanha, 36, chamado de “Japonês”; Arleson Miranda Pereira, 18, o “Liro”, e Robert Barbosa Pinheiro, 19, chamado de “Jubileu”, autores do homicídio do caseiro Josué dos Santos Brandão, ocorrido ontem, no quilômetro 32 da rodovia estadual AM-010. A vítima tinha 20 anos.
De acordo com a autoridade policial, os infratores foram interceptados na tarde de ontem, dia 16, em uma barreira policial montada no bairro Santa Etelvina, zona Norte da cidade. Na ocasião, o bando estava em um veículo modelo Gol, da montadora Volkswagen, de cor preta e placas JXI-5442. Durante vistoria foi encontrada uma pistola com numeração raspada, calibre 32, em posse de Alexsandro Almeida Pereira.
“O grupo foi conduzido ao 26° DIP para prestar esclarecimentos e no prédio da unidade policial constatamos a existência de mandados de prisão em nome de Alexsandro Malafaia Montanha, Arleson Miranda Pereira e Robert Barbosa Pinheiro, por homicídio tentado ocorrido no bairro Mauazinho, zona Leste da capital. Os documentos foram expedidos em maio deste ano, pela juíza Mirza Telma de Oliveira Cunha, da 1° Vara do Tribunal do Júri”, afirmou Raul Augusto Neto.
O delegado informou, ainda, que por meio de denúncias anônimas feitas ao número 181 foi possível verificar que o bando também estava envolvido no homicídio de Josué, ocorrido na manhã de ontem, dia 16.
Conforme Raul Augusto Neto, Alexsandro Almeida estava devendo dinheiro relacionado a drogas para Josué, caseiro e responsável pela comercialização de entorpecentes no quilômetro 32 do Ramal Águas Brancas, localizado na rodovia estadual AM-010.
Segundo o titular do 26º DIP, durante depoimento na unidade policial Alexsandro Almeida confessou que, em decorrência da dívida, a vítima passou a ameaçá-lo de morte, com arma de fogo, caso ele não parasse de vender drogas naquela localidade, pois era a área de atuação das vendas da vítima.
Após as ameaças, Alexandre Almeida chamou os amigos dele do bairro Mauazinho, Alexsandro, Arleson e Robert para cometer o delito no sítio em que a vítima morava.
“No local do crime a vítima foi surpreendida pelo bando. No lugar houve luta corporal. Robert conseguiu imobilizar Josué e Alexsandro Almeida efetuou três disparos de arma de fogo em direção à vítima, que foi atingida no pescoço, antebraço esquerdo e no lado direito do rosto. Arleson, percebendo que Josué estava agonizando, golpeou a vítima três vezes utilizando um terçado. Alexsandro Malafaia desferiu, ainda, golpes de faca no peito no jovem”, enfatizou o delegado.
Alexsandro Almeida, Alexsandro Malafaia, Arleson e Robert foram autuados em flagrante por homicídio qualificado e associação criminosa. Alexsandro Almeida também irá responder por porte irregular de arma de fogo de uso restrito. Além disso, Alexsandro Malafaia, Arleson e Robert foram indiciados pelo homicídio tentado ocorrido no bairro Mauazinho, zona Leste, em maio deste ano. Ao término dos procedimentos cabíveis, o bando será encaminhado ao Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), onde irá permanecer à disposição da Justiça.
Amazonianarede-SSP