Empresários buscam soluções para o transporte fluvial entre Amazonas e Iquitos, Peru

23-05navioManaus – Empresários amazonenses e peruanos se uniram em buscam de soluções para os gargalos e soluções para ampliar intercâmbio econômico entre Brasil e Peru, bem como Amazonas e a Província de Loreto começaram a ser discutidos, em Manaus.Tentando materializar essa idéia uma comitiva de aproximadamente 50 empresários e representantes de Loreto (Peru), coordenada pelo presidente/governador da Província, Yván Vasquez Valera, foi recebida pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), Antonio Silva, na sede da entidade, para tratar do assunto.

“Temos interesses bilaterais, visando o potencial do transporte fluvial de cargas dos estados da região Norte e Peru. Para sermos bem-sucedidos precisamos debater sobre elaboração de acordos comerciais entre os dois países, informações precisas de navegabilidade nos rios da Amazônia e peruanos, bem como os devidos investimentos para permitir o fluxo de navios e barcos durante todo o ano, e a construção de infraestrutura portuária”, destaca Silva.

A comitiva dos empresários peruanos participou, nesta quinta e sexta-feira (23), da II Transpoamazônia, Feira e Congresso Internacional de Transporte e Logística, no Studio 5 Centro de Convenções.

Na programação, foram apresentados os benefícios e como consolidar rota comercial fluvial permanente entre Manaus, Iquitos (Peru) e Oceano Pacífico.

Yván lembra que os empresários de Iquitos precisam de diversas alternativas para crescer em escala comercial com o Brasil, dentre os gargalos, citou o alto custo na contratação de práticos para manobrar os navios de cargas que desafiam os rios sem sinalização e eclusas (obras de engenharia hidráulica para transportar barcos entre diferentes altitudes por sistemas de comportas).

“Acredito que este encontro foi mais uma grande oportunidade para construção de propostas que venham melhorar a navegação entre esses dois países, aproximando essas fronteiras com o transporte de insumos, alimentos e bens finais”, ressaltou Yván Valera.

De acordo com o presidente da Câmara Interamericana de Transporte, Paulo Caleffi, os temas escolhidos para a II Transpoamazônia são específicos e práticos relacionados ao transporte e comércio. Segundo Caleffi, para dar início a essa apresentação, é preciso avaliar três pontos iniciais: política, referência de navegação de Tabatinga (AM) a Iquitos e instalação portuária.

Os assuntos foram discutidos entre os empresários e especialistas do transporte fluvial, contando também com palestrantes especialistas, como os dois ex-ministros dos Transportes, Cloraldino Severo e Paulo Sérgio Passos.

O evento, que contou com mais de 100 expositores do segmento de transporte fluvial esperam receber mais de 13 mil visitantes, entre esta quinta e sexta-feira, das 9 às 18 horas.

Informações FIEAM

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.