Emater faz diagnóstico sobre a produção de leite em Itaituba

Itaituba, PA – Após meses de trabalho de campo fazendo visitas, reuniões e palestras, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) concluiu o diagnóstico da bacia leiteira em Itaituba, no sudoeste paraense. O trabalho faz um demonstrativo da produção junto a 185 famílias agricultoras, distribuídas em 35 comunidades rurais.

Segundo o banco de dados, em média cada família tem até 30 cabeças de gado. A maior concentração da produção de leite está nas comunidades São Sebastião, Ramal dos Goianos e Ramal União. As três localidades são responsáveis por pelo menos 35% da produção de leite em Itaituba, estimada de cinco mil litros por dia.

O trabalho cumpre uma exigência da chamada pública prevista para o Território da Cidadania da rodovia BR-163, executada em campo pela Emater, que incluiu ainda discussões que envolveram a organização e manejo da produção e segurança alimentar. Com metodologias de extensão, também foram identificadas problemáticas que envolvem a infraestrutura, escoamento da produção e conservação dos produtos, além da gestão do negócio.

Por outro lado, o diagnóstico também identificou pontos positivos, como vocação para a produção leiteira e a participação frequente das famílias nas atividades propostas, especialmente as de cunho educativo. Segundo o técnico da Emater Luís Felipe Cordeiro, a empresa já desenvolve em campo ações que visam dar solução aos problemas encontrados. A melhoria da qualidade genética do rebanho e a orientação sobre as boas práticas de manejo e produção do leite, além da orientação para o acesso ao crédito, fazem parte do grupo de ações implementadas na região.

“Também estamos orientando os agricultores para a substituição da pastagem tradicional pelo pastejo rotacionado, que otimiza o espaço usado pelo rebanho e ainda ajuda a trabalhar o solo”, disse Luís Cordeiro. Em Itaituba, a produção leiteira diária por vaca é de três litros, um percentual considerado baixo. A expectativa da Emater é trabalhar junto aos agricultores para que essa produtividade alcance oito litros de leite por animal.

Texto: Iolanda Lopes – Emater

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.