Em visita à Estação Ciência, Omar Aziz destaca investimentos na ciência e em novas tecnologias

Foto-Alex Pazuello
Foto-Alex Pazuello
Manaus – Em visita à Estação Ciência, mostra que integra a programação da 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Amazonas, o governador Omar Aziz destacou, na manhã deste sábado, que o Governo do Estado tem sido um dos que mais investe no desenvolvimento do seu sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I) e que a exposição realizada por 50 instituições é uma demonstração disso.

“Com investimentos, a gente conseguiu avançar cada vez mais na questão da Ciência e Tecnologia. Através dessa mostra (Estação Ciência), que revela o resultado de muitos desses investimentos, a gente consegue trazer a comunidade científica e os alunos e promover a troca de ideias, para que a gente possa formar novos cientistas”, disse Omar Aziz, que visitou grande parte dos 75 estandes da Estação Ciência, acompanhado da filha Johara, no Clube do Trabalhador do Sesi, no bairro São José, zona leste.

Entre os produtos frutos de inovação presentes na mostra, que encerra neste sábado, Omar Aziz destacou o projeto “Casa Tecnológica”, desenvolvido por uma empresa de Rio Preto da Eva e que usa isopor como matéria-prima principal. O projeto se destaca, segundo o governador, que pediu ao presidente da Suhab, Sidney de Paula, que buscasse mais informação sobre a inovação, pelo apelo ambiental e menor custo. Omar Aziz elogiou, ainda, o “Ecofusca”, um carro movido à energia elétrica, também desenvolvido por uma empresa regional.

“Essa mostra serve para que empresas, juntamente com instituições de ensino, possam demonstrar claramente o potencial de cada um. O Estado tem que apoiar as iniciativas porque hoje qualquer solução passa pela necessidade de novas tecnologias”, frisou o governador, ao destacar que os investimentos do Governo do Estado em C,T&I são crescentes.

“Com investimentos feitos pela Fapeam (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas), principalmente, nós estamos conseguindo atrair a comunidade cientifica para que possa haver benefícios para a nossa população. A Fapeam é uma das maiores do Brasil e é nova, a Fapesp (de São Paulo) tem mais de 50 anos. Se você observar, há dez anos não tínhamos quase nada e, com apoio da Fapeam, hoje temos mais pesquisas e mais doutores e mestres formados”, destacou Omar Aziz.

Presidente Dilma

Durante visita à Estação Ciência, o governador também destacou a visita da presidenta Dilma Rousseff a Manaus, prevista para esta segunda-feira, 22 de outubro. Segundo ele, a presidenta tem demonstrado compromisso com o desenvolvimento do Amazonas ao atender demandas do Governo do Estado, a exemplo do pacote de obras de infraestrutura anunciado nesta semana, após reunião entre Omar Aziz e Dilma em Brasília (DF), que inclui a construção de anéis viários em Manaus e sete aeroportos no interior do Estado.

Desde 2010, segundo o governador, a presidenta tem demonstrado a decisão de firmar parcerias e adotar medidas que interessam ao desenvolvimento Amazonas, como o projeto de lei que prorroga a Zona Franca de Manaus, os investimentos no fornecimento de energia elétrica, a reforma do Estádio da Colina, e a construção de habitações populares. Com a parceria do programa federal Minha Casa Minha Vida, destacou Omar Aziz, cerca de 4 mil residências devem ser inauguradas em dezembro deste ano, em Manaus.

Semana de Ciência e Tecnologia

A 9ª edição da SNCT, que se encerra neste sábado, possui como tema “Economia Verde, Sustentabilidade e Erradicação da Pobreza”. Com mais de 75 estandes espalhados pelos quase 1.000 metros quadrados do Clube do Trabalhador, a Estação Ciência da SNCT está de portas abertas para o público que desejar conhecer o que está sendo realizado no Amazonas em termos de CT&I. O evento pode ser visitado pela população em geral até este sábado, dia 20, no horário das 8h às 18h.

No local, mais de 50 instituições de ensino e pesquisa e empresas estão expondo projetos, produtos e ações com foco principalmente na sustentabilidade. A programação também se estende pelo interior, onde cerca de 3.800 atividades estão sendo desenvolvidas por 80 instituições em todos os 62 municípios. Para o governador Omar Aziz, a realização de um evento no Amazonas com foco em CT&I reflete os esforços do Governo do Estado para incentivar o setor.

(Por:Agecom)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.