Em um mês de atividades, helicóptero multimissão do Corpo de Bombeiros realiza 14 atendimentos

19-07helicopteroManaus – Ao completar um mês de ação do helicóptero multimissão nesta sexta-feira, 18 de julho, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), avalia como positivo o atendimento as ocorrências na Região Metropolitana de Manaus, utilizando a nova unidade de resgate.
“O principal ganho da sociedade foi a redução no tempo resposta durante as ocorrências, o que garante a sobrevida da vítima. Quanto mais rápido a pessoa é socorrida, as chances de sobrevivência aumentam. Essa é a nossa missão”, enfatizou o comandante do CBMAM, coronel Roberto Rocha.

Em 30 dias foram 14 atendimentos, entre resgate de vítimas de acidentes de trânsito, transporte de enfermos, transporte de mergulhadores para ocorrências de afogamento, apoio nas operações de busca de pessoas perdidas em área de selva, transporte de ajuda humanitária a comunidades distantes dos municípios afetados pela enchente.

O envio de cestas básicas do município Careiro Castanho para as comunidades rurais da região, por exemplo, levaria em torno de 12 horas utilizando embarcação. Com a aeronave do CBMAM, a ação, no último dia 12, teve o tempo reduzido para 40 minutos de voo em linha reta.

Resgate de vítimas

A primeira ocorrência atendida pela aeronave foi no dia 23 de junho. O motorista Jhony da Silva Melo, 25, foi vítima de acidente de trânsito na avenida Nilton Lins, no bairro Parque das Laranjeiras. Desacordado e com suspeita de traumatismo craniano, ele foi socorrido pelo transporte aéreo do CBMAM.

Durante o resgate, que contou com a ação de cinco bombeiros militares e um médico do Serviço Móvel de Urgência (Samu), o tempo resposta da equipe foi de um minuto e meio na chegada da ocorrência e de dois minutos o transporte aéreo até o Pronto-socorro João Lúcio, na zona leste de Manaus. Uma unidade de resgate via terrestre demoraria nesse trajeto em torno de 20 minutos considerando o fluxo livre de trânsito, podendo agravar a situação.

Para a vítima, que após o acidente recebeu a visita de um bombeiro militar no hospital, o atendimento aéreo do CBMAM, foi rápido e eficaz.

“Eu só tenho a agradecer esse atendimento do Corpo de Bombeiros. Nem esperava e quando vi helicóptero pousou e rápido eu cheguei ao hospital”, enfatizou Jhony.

Região Metropolitana de Manaus

A utilização da aeronave multimissão do CBMAM, tem sido determinante no atendimento as vítimas de acidentes nas rodovias do Estado e municípios da Região Metropolitana de Manaus.

No último dia 14, o motorista de um caminhão frigorífico ficou preso nas ferragens após tombar no km 80, da BR 174, no sentido Presidente Figueiredo. Uma unidade do Samu do município foi acionada, mas a vítima precisou ser transportada para Manaus pela aeronave da corporação.

O coordenador do Samu de Presidente Figueiredo, José Mauro Pinto da Rocha, que participou do socorro na rodovia avaliou como necessária a utilização do resgate aéreo.

“É uma ferramenta extremamente importante no Estado. Reduz o tempo de atendimento, evita lesões subsequentes, a vítima ganha sobrevida e ainda facilita o acesso as unidades de saúde”, garantiu.

Multimissão

Além do atendimento pré-hospitalar, o helicóptero conta com um equipamento Bambi Bucket, que capta água de um ambiente durante o voo e lança em outra área, como regiões de queimada. Tem ainda pontos de ancoragem para ser utilizado em resgate por meio de rapel. Com autonomia de voo de 3h20min (sem a necessidade de abastecimento), pode levar até 2.250kg e até seis pessoas, contando com a tripulação.

Fonte: Agecom

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.