
Porto Velho – Os serviços de mobilização e preparação dos pontos para dragagem da Hidrovia do Madeira terão início nos próximos dias. A remoção dos sedimentos oriundos da cheia histórica do rio Madeira, ocorrida em março, deve ser iniciada em até 30 dias após a emissão da ordem de serviço, assinada nesta quarta-feira, 06, em Porto Velho (RO), ou seja, até 05 de setembro.
O contrato com a empresa Duotec Dragagem e Comércio Ltda., vencedora da concorrência pública, tem duração de quatro meses e prevê o desassoreamento do calado operacional nos 1.086 quilômetros da hidrovia.
A licitação foi realizada pela Companhia Docas do Maranhão (Codomar) e a Administração das Hidrovias da Amazônia Ocidental (AHIMOC).
A assinatura do contrato ocorreu durante o Roadshow realizado na capital rondoniense para apresentação de resultados do Estudo de Viabilidade Técnico-Econômica e Ambiental (EVTEA) e dos projetos básico e executivo para melhoramentos na Hidrovia do Rio Madeira, Mamoré e Guaporé, a cargo do consórcio Leme/Petcon, contratado para elaboração dos estudos.
A licitação para os serviços de monitoramento, dragagem de manutenção, balizamento e sinalização da hidrovia, possibilitarão a sua operação durante o ano todo, será realizada até o final deste ano. O contrato será firmado pelo período de cinco anos.
O Sistema Hidroviário do Rio Madeira – constituído pelos rios Madeira, Mamoré e Guaporé – é considerado fundamental para o desenvolvimento regional, devido à sua posição estratégica, localizado entre Porto Velho (RO) e a sua foz no Rio Amazonas (AM).
O rio Madeira, afluente da margem direita do rio Amazonas, é um pilar tanto para o transporte de passageiros como de escoamento para os mercados externos da produção de grãos do Centro-Oeste, sendo uma alternativa eficaz para minimizar a saturação do modelo atual baseado no binômio Rodovia-Portos de Santos e Paranaguá. (AI)
Fonte: Diário da Amazônia