Em Manaus, representante  do Governo Federal devem apresentar proposta de empréstimos para Estados

Em Manaus, representante  do Governo Federal devem apresentar proposta de empréstimos para Estados

Sugestões serão debatidas no durante fórum realizado entre secretários das pastas de Administração (Consad) e Planejamento (Conseplan) de todos os estados brasileiros

 Manaus, AM – Cinco representantes do Governo de Jair Bolsonaro estarão presentes em Manaus, no fórum que reúne secretários das pastas de Planejamento e Gestão dos 26 estados e do Distrito Federal, nesta sexta-feira (07/06). Eles são membros do Ministério da Economia e da Presidência da República.

Inês Carolina Simonetti, secretária de Administração e Gestão (Sead), e Jório Veiga, secretário de Estado de Planejamento (Seplan), são os anfitriões do evento.

O fórum, que ocorre no Hotel Blue Tree Premium Manaus (avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho, 817, Adrianópolis, zona centro-sul) é uma realização conjunta entre o Conselho Nacional de Estado da Administração (Consad) e Conselho Nacional de Secretários de Estado de Planejamento (Conseplan).

Consad

Segundo o presidente do Consad e secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas, Fabrício Marques Santos, durante o encontro, será apresentado aos secretários dos estados o Programa de Equilíbrio Fiscal, lançado nesta semana pelo Governo Federal. Trata-se de um conjunto de ações em relação as dívidas dos Estados.

“Os estados poderão contrair empréstimos, o que vai dar um fôlego financeiros para muitos governos e, em contrapartida, irão adotar algumas medidas”, disse Fabrício. O assunto será abordado por Itanielson Dantas Silveira Cruz, da Secretaria do Tesouro Nacional do Brasil, do Ministério da Economia.

Participantes

 

Também do Ministério da Economia, estarão presentes Luís Felipe Salin Monteiro, secretário de Governo Digital da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital; Fabio Hideki Ono, subsecretário de Planejamento da Infraestrutura Subnacional da Secretaria de Desenvolvimento da Infraestrutura, e Gleisson Cardoso Rubin, secretário especial adjunto da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia.

Márcia Luíza de Amorim Oliveira, secretária especial de Modernização do Estado da Secretaria-Geral da Presidência da República também participa do Fórum.

Haverá, ainda, representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Francisco Caldas, que é especialista líder em Modernização do Estado. Pelo Banco Mundial, participa Daniel Ortega, especialista sênior em Setor Público.

Troca de experiências

“Será um momento para trocarmos experiências. A discussão sobre o equilíbrio fiscal, planejamento a longo prazo e gestão por resultados serão debatidos durante o fórum e isso gera expectativa entre os secretários”, destaca Inês Carolina, que ocupa o cargo de conselheira fiscal no Consad.

A agenda a ser discutida no fórum vai permitir o aprofundamento de questões vitais à gestão pública, destacou o secretário de Estado de Planejamento, Jório Veiga. “Teremos o alinhamento necessário para o fortalecimento da gestão pública em um momento difícil de governança”, resumiu Jório.

Amazoninarede-Secom

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.