MANAUS, AM – O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, declarou na manhã desta sexta-feira (18) que o órgão “nunca esteve acovardardo”, pedindo a confiança do povo nas instituições republicanas.
“Eu acho que a República tem uma constituição que está em vigor [e] as instituições estão funcionando. Nós temos que ter confiança nas instituições. O Supremo jamais esteve acovardado. A história do Supremo Tribunal Federal é uma história de coragem e de protagonismo, respeitando a Constituição nos momentos de crise”, disse o ministro, que esteve na capital amazonense para participar de um simpósio jurídico realizado no Comando Militar da Amazônia (CMA).
Sua fala vem na esteira de comentários feitos pelo ex-presidente Lula em uma ligação telefônica feita à presidenta Dilma Rousseff, que foram vazados nesta quarta-feira (16). No entanto, Lewandowski não mencionou o nome do ex-presidente. Em 2006, o jurista foi nomeado para ocupar o cargo de ministro do STF pelo próprio Lula, então presidente.
Simpósio
O simpósio jurídico que contou com a presença do presidente do STF não é um evento anual, mas foi organizado pelo CMA para ampliar as discussões sobre as questões jurídicas relacionadas à Amazônia. Em sua participação, o ministro discursou sobre o tema “O papel do Estado no mundo contemporâneo”.
“Nós, no Conselho Nacional de Justiça, estabelecemos um grupo de estudos integrado não apenas por magistrados civis, [mas também por] magistrados militares, oficiais e membros do Ministério Público para estudar essas complexas questões jurídicas que estão surgindo no mundo moderno que envolvem atuação das Forças Armadas”, explicou o ministro.
Interceptação
Lula teve uma conversa com Dilma grampeada pela Polícia Federal e vazada esta semana. Em um trecho, ele chama a atual situação política de “um espetáculo de pirotecnia sem precedentes” e critica os maiores órgãos da República.
“Nós temos uma Suprema Corte totalmente acovardada, Superior Tribunal de Justiça totalmente acovardado, um parlamento totalmente acovardado”, comentou o ex-presidente.
amazonianarede-portalacrítica