Em Manaus, presidente do STF diz que a Corte Suprema ‘jamais esteve acovardada’

Ricardo Lewandowski durante palestra no Comando Miltar da Amazônia em Manaus
Ricardo Lewandowski durante palestra no Comando Miltar da Amazônia em Manaus
Ricardo Lewandowski durante palestra no Comando Miltar da Amazônia em Manaus

MANAUS, AM – O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, declarou na manhã desta sexta-feira (18) que o órgão “nunca esteve acovardardo”, pedindo a confiança do povo nas instituições republicanas.

“Eu acho que a República tem uma constituição que está em vigor [e] as instituições estão funcionando. Nós temos que ter confiança nas instituições. O Supremo jamais esteve acovardado. A história do Supremo Tribunal Federal é uma história de coragem e de protagonismo, respeitando a Constituição nos momentos de crise”, disse o ministro, que esteve na capital amazonense para participar de um simpósio jurídico realizado no Comando Militar da Amazônia (CMA).

Sua fala vem na esteira de comentários feitos pelo ex-presidente Lula em uma ligação telefônica feita à presidenta Dilma Rousseff, que foram vazados nesta quarta-feira (16). No entanto, Lewandowski não mencionou o nome do ex-presidente. Em 2006, o jurista foi nomeado para ocupar o cargo de ministro do STF pelo próprio Lula, então presidente.

Simpósio

O simpósio jurídico que contou com a presença do presidente do STF não é um evento anual, mas foi organizado pelo CMA para ampliar as discussões sobre as questões jurídicas relacionadas à Amazônia. Em sua participação, o ministro discursou sobre o tema “O papel do Estado no mundo contemporâneo”.

“Nós, no Conselho Nacional de Justiça, estabelecemos um grupo de estudos integrado não apenas por magistrados civis, [mas também por] magistrados militares, oficiais e membros do Ministério Público para estudar essas complexas questões jurídicas que estão surgindo no mundo moderno que envolvem atuação das Forças Armadas”, explicou o ministro.

Interceptação

Lula teve uma conversa com Dilma grampeada pela Polícia Federal e vazada esta semana. Em um trecho, ele chama a atual situação política de “um espetáculo de pirotecnia sem precedentes” e critica os maiores órgãos da República.

“Nós temos uma Suprema Corte totalmente acovardada, Superior Tribunal de Justiça totalmente acovardado, um parlamento totalmente acovardado”, comentou o ex-presidente.

amazonianarede-portalacrítica

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.