Em Manaus, Av. Djalma Batista começa a receber mudas nesta segunda-feira

09-05djalmaManaus – Os passeios públicos (calçadas) da avenida Djalma Batista ganharão, a partir de segunda-feira, 12, o total de 400 mudas. O plantio é uma ação da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), e a Embrasil, empresa que mantém contrato de permissão de uso do bem público firmado com o município. Além das mudas, haverá gradis de proteção.

O trabalho constitui-se etapa do processo de revitalização deste corredor viário, situado no Quadrilátero da Copa, e será realizado por meio de parceria com a empresa. Na última quarta-feira, 07, a secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Kátia Schweickardt, confirmou a realização do plantio, em reunião na qual estiveram presentes o diretor-presidente do Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), Roberto Moita, e o presidente da Embrasil, Samir Astassy.

Segundo a secretária Kátia Schweickardt, a ação dá continuidade ao estabelecido no contrato de permissão, firmado com a empresa em 2011, que tem como meta o plantio de dez mil mudas em toda a cidade no período de cinco anos.

A secretária Kátia Schweickardt lembrou que com o trabalho a empresa fortalece o seu compromisso de plantar não só as mudas, como também contribui de forma mais efetiva com a arborização da cidade. Além de plantar e instalar os gradis de proteção, a empresa, conforme previsto no contrato, fica responsável também pela manutenção tanto das árvores quanto dos defensores até o final do prazo de vigência do contrato, que ocorre em 2016. Em contrapartida, a empresa tem o direito de explorar comercialmente 2/3 dos espaços dos gradis destinados à publicidade, enquanto 1/3 será dedicado a mensagens educativas, visando sensibilizar a população quanto à importância da inserção do verde no contexto urbano e da destinação correta de resíduos.

Com esse trabalho na Djalma, a Embrasil aumenta para 1.796 o número de mudas plantadas e protegidas pela empresa na cidade.

Até o início deste mês, a empresa havia contribuído com o plantio e a adoção de 1.396 mudas, destas 911 plantadas e 485 adotadas. A secretária Kátia Schweickardt solicitou da empresa um levantamento do trabalho realizado para acompanhar o cumprimento da meta estabelecida no contrato. Segundo o presidente da Embrasil, Samir Astassy, a intenção da empresa é contribuir com a arborização da cidade e estar sempre à disposição para as parcerias com a Prefeitura de Manaus. O plantio das novas mudas na Djalma começará na próxima segunda-feira, 12, e será feito por etapas até o dia 22 de maio.

O diretor de Arborização e Paisagismo da Semmas, Heitor Liberato, observou que, com essa iniciativa, a Prefeitura de Manaus completa o projeto de arborização viária do trecho da Avenida Djalma Batista, que vai do Boulevard Álvaro Maia até a Avenida Mário Ypiranga Monteiro. Nele, já existem 315 mudas de ipê branco plantadas no canteiro central, totalizando, com a nova ação, 715 árvores.

Fonte: Semcom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.