Em fase final de acabamento, Centro de Convenções recebe a visita do governador Omar Aziz

(Foto: Alex Pazuello/AGECOM)

O governador Omar Aziz visitou na manhã desta quinta-feira, 12 de dezembro, as obras do Centro de Convenções do Amazonas (CCA), ao lado da Arena da Amazônia.

Acompanhado da diretora presidente da Amazonastur, Oreni Braga, e representantes da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o governador percorreu os dois andares do prédio, cuja área interna está praticamente pronta, tendo recebido piso, revestimentos, forros, entre outros detalhes, e disse esperar receber a obra até o final de janeiro. Omar Aziz ainda esticou a visita à Arena da Amazônia, cujo campo ontem estava recebendo a marcação de áreas.

Segundo o governador, após a Copa de 2014, o CCA será um importante espaço para grandes eventos, principalmente na área de turismo de negócios. “Está ficando belíssimo. Eu espero que fique pronto até o final de janeiro para a gente entregar. É um centro de convenções para grandes eventos. Durante a Copa, será cedido para a Fifa, mas depois ele se torna uma área para grandes convenções, para segmentos do setor industrial e comercial que marcam reuniões anuais em Manaus”, disse Omar.

Ao comentar sobre os jogos que acontecerão em Manaus, o governador disse que o Estado está trabalhando uma campanha publicitária para a divulgação nos países que vêm jogar na cidade na primeira fase. “O Governo vai fazer propaganda nesses países, mostrando as belezas do Amazonas e de Manaus, para que as pessoas tenham a garantia de que estarão vindo para uma cidade bastante acolhedora, de um povo acolhedor e que abre os braços para aqueles que querem fazer investimentos aqui”.

Segundo o governador, Manaus teve a sorte de receber os melhores jogos da primeira fase da Copa de 2014. “Isso dá um ânimo maior, não menosprezando ninguém. Para a gente a presença da Inglaterra, Itália, Portugal e Estados Unidos é tão importante quanto as seleções de tradição menor no futebol. Todos serão bem recebidos, mas nós tivemos a sorte de ter na primeira fase grandes seleções aqui e isso é importante porque vai dar uma visibilidade grande”, comentou.

Os jogos da primeira fase em Manaus são Inglaterra x Itália (dia 14 de junho), Camarões x Croácia (18 de junho), Estados Unidos x Portugal (22 de junho) e Honduras x Suíça (25 de junho).

Vivaldão continua – Omar Aziz também disse que mandou sancionar o projeto de lei aprovado na Aleam, que vai manter o nome do estádio de Vivaldo Lima. “Se foi escolhido é porque o Vivaldo Lima merecia. Eu não acho justo trocar o nome de logradouros públicos. Não é porque fizemos uma nova obra que vamos mudar”, disse, ao ressaltar que o Estádio da Colina, que está sendo reconstruído pelo Governo do Estado para ser um dos Centros de Treinamento das seleções que jogarão em Manaus, também continuará a se chamar Estádio Ismael Benigno e que o estádio do Coroado, outra obra estadual, terá o nome do cronista esportivo Carlos Zamith.

Sobre a previsão de inauguração da Arena, o governador disse que aguarda definição da presidenta Dilma Rousseff, que quer vir a Manaus na segunda quinzena de janeiro. O governador disse também não ter definido ainda se o CCA e a Arena serão inaugurados juntos. Ele voltou a afirmar que, se o estádio ficar pronto em dezembro, abrirá para a visitação pública.

Sobre o CCA – O empreendimento está sendo implantado pelo Governo do Amazonas, através Amazonastur, em parceria com o Ministério do Turismo, com o objetivo de dotar Manaus de um equipamento com infraestrutura para comportar grandes eventos. As obras, na avenida Constantino Nery, s/nº, bairro Chapada (zona centro-sul), estão cerca de 95% concluídas.

O CCA tem 8 mil metros quadrados, com capacidade para abrigar até 4 mil pessoas, e está sendo construído com recursos de R$ 30 milhões do Ministério do Turismo e de contrapartida de pouco mais de R$ 19 milhões do Governo Estadual. O complexo também vai integrar a estrutura que está sendo preparada para a realização da Copa do Mundo de 2014. De acordo com a Amazonastur, o Centro de Convenções está dentro do perímetro de segurança da Fifa, que deverá utilizá-lo como local para reuniões e encontros importantes das delegações esportivas no período da Copa.

O complexo é dotado de toda a estrutura necessária para a realização de congressos, fóruns, exposições, entre outros eventos que movimentem grande contingente. O CCA terá 400 vagas de estacionamento, seis salas grandes modulares todas climatizadas e mobiliadas, área de convivência e um salão principal com capacidade para três mil pessoas. A fachada, a exemplo da Arena da Amazônia, terá temática amazônica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.