
Caapiranga, AM – O forte verão amazônico, ajudou a proliferação de um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de vegetação localizada na cidade de Caapiranga, há cinco dias. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo está controlado, mas há riscos de novos focos de calor. A área afetada é de cerca de 52,5 hectares.
Na manhã desta terça-feira (29), equipes estavam no local para combater chamas e evitar que o fogo volte a se propagar.
“Conseguimos controlar o fogo com a ajuda de voluntários da prefeitura. O local tinha muita árvore seca e muita fumaça. O fogo ameaçava atingir plantações e uma usina termoelétrica e uma de distribuição de gás”, disse o sargento Jean, que esteve na ocorrência.
O Corpo de Bombeiros informou ainda que outros focos de incêndio atingem a cidade e causam formação de fumaça em diversos locais.
“Aqui, a cidade está amanhecendo com muita fumaça. Ontem [28] combatemos quatro focos de incêndio. Foi montada uma equipe com 20 funcionários com socorro”, informou o sargento.
Capital O Corpo de Bombeiros registrou, entre janeiro e setembro de 2015, o total de 263 incêndios em áreas de vegetação localizadas em Manaus.

O número equivale a 86,5% do contabilizado durante todo o ano de 2014, quando houve 304 incêndios. Não há dados sobre pessoas feridas, ou mortas, por conta dos incêndios. Segundo a corporação, os chamados se intensificam no segundo semestre do ano, durante o ‘verão amazônico’, período em que são registradas temperaturas superiores a 38º C.
As altas temperaturas do período facilitam a combustão de plantas secas e resíduos jogados em terrenos e áreas de mata, além da propagação das chamas. Restos de cigarro e o ato de queimar lixo, ou folhas secas, podem iniciar incêndios de grandes proporções, alertam bombeiros.
Amazonianarede-Rede Amazônica