EcoCaminhada do INPA integra servidores e estimula atividades físicas

A disposição foi a tônica da EcoCaminhada

 

A disposição foi a tônica da EcoCaminhada
A disposição foi a tônica da EcoCaminhada

Manaus, AM – Mais que atividade física, a II Ecocaminhada do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) nesta sexta-feira (08) ampliou a integração e motivou os servidores a praticarem mais exercícios. Cerca de 100 pessoas de várias idades participaram da caminhada no Bosque da Ciência, um fragmento florestal do ambiente amazônico em área urbana de Manaus.

Estimulados pelos profissionais de educação física, jovens, adultos e idosos percorreram 2,5 quilômetros pelas trilhas do espaço de visitação pública do Inpa, além de fazerem atividade funcional e dança, no Paiol da Cultura. A proposta agora da Instituição é não perder o pique e aumentar a frequência das atividades, contribuindo para a melhoria do bem-estar dos servidores.

“Independente da freqüência, essas atividades não podem ser anuais. Elas integram mais as pessoas, em um contexto diferente, e isso para as pessoas e para a instituição é muito importante”, disse o diretor do Inpa, o pesquisador Luiz Renato de França, 60, que praticou esporte (futsal e tênis) e organizou competições por 30 anos.

checando a saúde, para o exercício físico
checando a saúde, para o exercício físico

Segundo o diretor substituto, o pesquisador Luiz Antonio Oliveira, 64, a caminhada e brincadeiras facilitam o exercício e cria um ambiente mais saudável e familiar dentro da instituição. “É muito importante que a gente tenha esse hábito mais saudável de exercitar o corpo e não só a mente e de estreitar os relacionamentos com as pessoas”, disse.

Exercício puxado

Para o pesquisador Rogério de Jesus, 56, a EcoCaminhada foi “puxada”. “Não sou acostumado a fazer aeróbica. Mas foi muito bom”, destacou. “Deu para levantar a sexta-feira e a atividade funcional dá uma cansada legal”, contou a estudante de mestrado Ana Carolina Momroy, 28, da Guatemala, que é orientada pelo diretor substituto.

A Ecocaminhada fechou a programação da II Semana de Qualidade de Vida dos Servidores do Inpa, que teve como destaque as palestras voltadas ao empreendedorismo e aposentadoria, apresentações culturais, oficinas gastronômicas, homenagem aos aposentados e a própria caminhada. O tema foi Melhor Idade para Empreender.

Precisamos mais

O exercício mais parece uma brincadeira de adultos
O exercício mais parece uma brincadeira de adultos

“A Semana foi positiva. E vamos continuar com os eventos grandes, mas precisamos ter mais atividades rotineiras ligadas à parte física, emocional e psicológica, porque só assim conseguiremos manter o bem-estar”, contou a coordenadora de Gestão de Pessoas, Carolina Maia.

Na inscrição para a EcoCaminhada, a Comissão de Qualidade e Vida questionou os participantes sobre horários e dias mais adequados para fazerem atividades físicas no Inpa. As fichas serão avaliadas e as respostas servirão de base para a Comissão elaborar um projeto voltado a essa área. Sugestões podem ser enviadas para e-mail[email protected].

A Semana é uma realização da COGP e contou com apoio da Caixa Econômica Federal, Iogurtes Toya, Buffet Bordon, Empório Demasi, Fipecq, Sonho de Bolo, Casa de Bolos Bola Bolo, Bolo da Vovó Tereza, Jota’s Cake, Academia EcoTraining, Poupas de Frutas Nova Vida. Também contou com a colaboração da Coordenação de Apoio Técnico e Logístico (Catl), Coordenação de Tecnologia e Informação (Ctin), Editora Inpa e Restaurante do Inpa.

Amazonianarede-Ascom/Impa

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.