Dvisa fiscaliza e fecha estabelecimentos do entorno da Arena da Amazônia

08-05picanhaManaus – A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Departamento de Vigilância Sanitária (Dvisa), realizou nesta quarta-feira, 08, fiscalização em cinco estabelecimentos que comercializam alimentos no entorno da Arena da Amazônia Vivaldo Lima. A primeira etapa da fiscalização nestes espaços foi em 2013. Nesta quinta-feira, a Dvisa retornou aos locais para verificar se as prioridades sanitárias identificadas anteriormente estão sendo cumpridas.

A fiscalização nos estabelecimentos foi realizada para evitar o risco alimentar causado pelo armazenamento inadequado dos produtos, falta de higiene no ambiente de manipulação de ingredientes, procedência e validade dos mesmos, além da verificação eletrônica da temperatura de carnes e verduras para a garantia de consumo saudável.

Na fiscalização desta quinta-feira, os fiscais do Dvisa percorreram as principais ruas do entorno da Arena da Amazônia, em Manaus. Em cada um dos restaurantes fiscalizados foram recolhidas amostras de alimentos para testes laboratoriais. Os resultados saem em até 15 dias.

Em um dos restaurantes, fiscais encontraram produtos vencidos e armazenados com a temperatura inadequada. O estabelecimento foi autuado, multado e interditado provisoriamente. Neste caso, o proprietário precisa providenciar o descarte dos alimentos impróprios para consumo, realizar o pagamento da multa e procurar o órgão para que um fiscal possa atestar que todos as irregularidades encontradas foram sanadas. Só a partir daí, o estabelecimento pode ser reaberto.

“A interdição é provisória e o proprietário pode reabrir se recorrer e eliminar os riscos iminentes. Um fiscal do órgão reavalia a situação. Se a conclusão for de adequação às normas, o restaurante volta a funcionar”, explicou o gerente de Vigilância de Produtos do DVisa, Fernando Branco.

Em outros três restaurantes foram encontradas irregularidades. Os proprietários dos estabelecimentos foram autuados e multados, mas não tiveram que fechar as portas. As irregularidades encontradas não apresentam risco à saúde dos clientes.

As próximas fiscalizações vão estar concentradas em três praças de alimentação que ficam nas proximidades da Arena da Amazônia, na zona Centro-Oeste de Manaus.

Multas

As ações de vigilância sanitária ocorrem em todo o país. Em Manaus, as multas variam de 100 UFMs a 400 UFMs (Unidades Fiscais do Município). Cada UFM hoje corresponde a R$ 78,79.

Reportagem: Agnaldo Oliveira Júnior – Foto: Tácio Melo

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.