Domingo de eleição para os Conselhos Tutelares

Tudo foi cuidadosamente preparado, para que a eleição dos CTs, transcorra com transparência e tranquei=lidade
Tudo foi cuidadosamente preparado, para que a eleição dos CTs, transcorra com transparência e tranquei=lidade
Tudo foi cuidadosamente preparado, para que a eleição dos CTs, transcorra com transparência e tranquei=lidade

Manaus – A eleição unificada para a escolha de conselheiros tutelares movimenta a capital amazonense neste domingo. Ao todo, 166 candidatos irão disputar os cargos. Todas as pessoas em situação regular com a Justiça Eleitoral podem votar. Estima-se que mais de 180 mil pessoas compareceram aos colégios eleitorais.

Uma grande equipe da prefeitura, foi preparada e estará atuando na fiscalização da eleição.

Os eleitos vão atuar em nove Conselhos Tutelares (zonas Centro-Oeste, Centro-Sul, Leste I, Leste II, Norte, Oeste, Sul I, Sul II e Rural, este último englobando as comunidades localizadas no Rio Amazonas, Rio Negro, BR-174 e AM-010). Serão eleitos 45 conselheiros titulares e 45 suplentes.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Gecilda Albano,disse que equipes estão trabalhando na identificação das urnas e na quarta-feira elas serão lacradas. No domingo, cerca de três mil pessoas vão atuar  diretamente na eleição.

Os conselheiros tutelares eleitos tomarão posse dia 10 de janeiro de 2016 e terão mandato até 9 de janeiro de 2020.

Eleição

A posse dos futuros conselheiros, acontecerá em janeiro de 2016
A posse dos futuros conselheiros, acontecerá em janeiro de 2016

A escolha dos conselheiros tutelares acontece das 8h às 17h.  Todas as pessoas em situação regular com a Justiça Eleitoral podem votar. Para isso, basta comparecer à seção eleitoral portando documento oficial com foto e o título de eleitor. Se a escola onde o eleitor vota em todas as eleições não estiver funcionando como local de votação para os conselheiros, ele será orientado para o local exato.

O voto segue todos os trâmites de uma eleição convencional e tem o acompanhamento do Ministério Público. A votação será realizada em cédulas de papel.

A apuração acontecerá no mesmo dia, mas o resultado oficial deve ser divulgado apenas na segunda-feira (5), segundo a Prefeitura.

Função
Os conselheiros têm a função de agir sempre que existe a omissão e/ou violação dos direitos das crianças e dos adolescentes e garantir que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) seja respeitado.

Eles agem em casos de violência sexual, evasão escolar, trabalho infantil, consumo de álcool e drogas, entre outras situações. A carga horária será de 40 horas semanais, além dos plantões, para os eleitos.

Amazonianarede

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.