Benjamim Constant, AM – Cerca de 40 pessoas apresentam sintomas de hepatite A e serão submetidas a exames clínicos nesta terça-feira (13), no município de Benjamim Constant, distante 1.121 km de Manaus. Dois casos já foram confirmados.
A Fundação de Vigilância de Saúde do Amazonas – FVS, monitora os casos em conjunto com a secretaria de saúde do município.
O diretor-presidente da FVS, Bernardino Alburquerque, conta que os casos foram comunicados ao órgão no início deste mês. A maioria das pessoas que apresentam sintomas da doença são alunos de uma mesma escola pública, da rede estadual de ensino.
“Tomei conhecimento na semana passada. Conversei com a vigilância epidemiológica local e traçamos um planejamento, para primeiro fazer a confirmação epidemiológica. Oficialmente temos apenas dois casos confirmados.
De qualquer modo, foi conversado com a secretaria de saúde local no sentido de que se fizesse a interceptação do posso artesiano que abastece essa escola. Estamos recolhendo a água para fazer exame laboratorial e monitoramentos. As crianças estão sendo acompanhadas pelo município”, revela.
Segundo informações da secretaria de saúde municipal, os casos começaram em uma escola estadual no fim de abril, mas alguns familiares dos alunos também passaram a apresentar os sintomas.
Cerca de 40 pessoas devem colher sangue nesta terça-feira. A coleta será encaminhada para clínica em Tabatinga, distante 1.108 km da capital, os resultados devem sair anda nesta semana.
Segundo a FVS, os casos de hepatite registrados no estado não caracterizam existência de surto. “O que temos em termos de notificação são casos esporádicos não caracterizando nenhuma situação de surto. Estamos em contato todos os dias para ver a evolução da situação”, diz Bernardino.
Com informações da TV Amazonas e FVS