Disputa pela reitoria da Ufam será decidida no 2º turno

Amazonianarede – Assessoria

Manaus – Depois de dez horas de apuração dos votos da consulta à comunidade acadêmica para escolha de reitor e vice-reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a Comissão Central de Consulta (CCC) informa que a disputa pela administração superior da instituição será decidida no segundo turno, no dia 4 de abril.

Continuam disputando a preferência dos professores, técnicos administrativos e estudantes a reitora licenciada Márcia Perales e o diretor licenciado da Faculdade de Estudos Sociais, Sylvio Puga. O vencedor irá comandar a Ufam no período de 2013 a 2017.

O resultado da contagem dos votos foi divulgado pela CCC, no início da noite desta quinta-feira (28), na presença dos representantes das chapas que disputaram o comando da Ufam. Márcia Perales recebeu 48,6% dos votos, enquanto Sylvio Puga ficou com 33,1%, seguido pelo professor Henrique Pereira, com 18,2%.

De acordo com avaliação da CCC, a apuração do resultado ocorreu dentro da expectativa. “Foi um processo extremamente eficiente, dentro do que prevíamos, em virtude da votação ter sido manual”, disse a presidente da Comissão, Ana Cristina Belarmino. Ela acrescentou que a CCC vai engendrar esforços para corrigir eventuais falhas que ocorreram durante a votação. “Vamos tentar corrigir algumas irregularidades, sobretudo com algumas listagens, que estavam desatualizadas”, afirmou.

A presidente da CCC aproveitou a oportunidade para agradecer a todos os que contribuíram com o processo de votação e já conta com a disponibilidade dos representantes de cada segmento da comunidade acadêmica para o próximo turno. “Os mesários já ficam convocados para o segundo turno”, completou.

Abstenções – Do total de quase 35 mil pessoas aptas a votar, somente 8.391 compareceram às urnas nesta quinta-feira (27). Desse total, 8.256 votos foram validados. Os demais somam 35 votos brancos e 100 nulos. O índice de abstenção chegou a 76%.

Dos votos válidos, a candidata Márcia Perales recebeu a maior parte dos votos dos servidores: foram 689 dos professores, de um total de 1271 válidos; e 716 votos dos técnicos administrativos, de um total 1293. Já o candidato Sylvio Puga teve melhor desempenho entre os estudantes, com 2.375 votos, de um total de 5.692.

Foto – Assessoria 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.