Dilma dará Secretaria de Aviação Civil ao PMDB

Moreira Franco
Moreira Franco

Amazonianarede – Veja

Brasília – A presidente Dilma Rousseff deverá transferir o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Wellington Moreira Franco, do PMDB, para a Secretaria de Aviação Civil da Presidência.

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, o PMDB já foi avisado que não terá o Ministério dos Transportes e que a presidente não irá nomear o deputado Gabriel Chalita (PMDB-SP), alvo de denúncias, para cargos no primeiro escalão do governo.

Aliado do vice-presidente da República, Michel Temer, e ex-governador do Rio de Janeiro, Moreira Franco tem se queixado da falta de expressão da pasta que gerencia. “O produto que temos a oferecer é seminário e seminário não elege ninguém. Não elege um vereador”, admitiu Moreira Franco na última segunda-feira. Questionado se o PMDB tem razão em reclamar, ele não pestanejou: “Acho que sim.”

A Secretaria de Aviação Civil adquiriu prestígio devido às concessões de aeroportos e obras para a Copa do Mundo de 2014 – somente as concessões dos aeroportos do Galeão (RJ) e Confins (MG) devem atrair investimentos de R$ 11,4 bilhões. O atual titular da pasta, Wagner Bittencourt, que não tem filiação partidária, deixará o cargo.

Para a vaga de Moreira Franco na Secretaria de Assuntos Estratégicos, uma das opções seria deslocar Mendes Ribeiro (PMDB), que hoje é ministro da Agricultura, mas enfrenta problemas de saúde. Em seu lugar, entraria o deputado Antônio Andrade (MG), presidente do PMDB mineiro.

O PMDB controla cinco ministérios: Minas e Energia, Previdência, Agricultura, Turismo e a Secretaria de Assuntos Estratégicos. A sigla também tem diretorias em bancos públicos e estatais e preside a Câmara dos Deputados e o Senado.

Nesta semana, o Senado aprovou a criação do 39º ministério, destinado às Micro e Pequenas Empresas, que deverá abrigar o PSD, partido do ex-prefeito Gilberto Kassab, que deve aderir oficialmente à base de Dilma no Congresso.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.