Dia Nacional do Trânsito é marcado por ações em 254 unidades da educação infantil em Manaus

O prefeito Arthur Neto, participou de alguns eventos
O prefeito Arthur Neto, participou de alguns eventos
O prefeito Arthur Neto, participou de alguns eventos

Manaus – hoje,  sexta-feira, 25, é o Dia Nacional do Trânsito. Em Manaus, a data foi marcada com ações simultâneas em todas as 254 unidades de Educação Infantil geridas pelo Município, envolvendo 44 mil alunos, de 3 a 5 anos.

O prefeito Arthur Virgílio Neto esteve no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professora Elza Damasceno, que fica no bairro Santo Antônio, zona Oeste da cidade, e participou das atividades lúdicas. Ele destacou que é desde cedo que se deve conscientizar os motoristas do futuro.

“Nossa meta é conscientizar, sobretudo nessa fase da vida em que o cidadão está sendo moldado. Isso vai nos ajudar a reduzir o número de acidentes de trânsito e preservar muitas vidas”, defendeu. “Foi uma festa bonita e responsável. É brincando que eles aprendem e, no futuro, teremos motoristas de qualidade”, finalizou.

Durante o ‘Dia D do Trânsito’ foram distribuídos kits de educação no trânsito, contendo quebra-cabeças, jogos de memória, bonés, entre outros itens, para estimular o aprendizado das crianças. A ação também marcou o encerramento da Semana Nacional do Trânsito, iniciada no dia 18, reunindo diversas atividades voltadas para o respeito mútuo entre os condutores de carros, motocicletas, bicicletas e pedestres.

“O tema deste ano foi “Seja você a mudança no trânsito”, ressaltando que não bastam regras, mas é preciso consciência de todos aqueles que fazem o trânsito na nossa cidade. Há cerca de um mês iniciamos os trabalhos de educação em todas as unidades do Ensino Infantil do Município e a nossa expectativa é que no próximo ano possamos ampliar esse projeto também para o Ensino Fundamental”, destacou o diretor-presidente do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), Paulo Henrique Martins.

A Semana Nacional do Trânsito foi promovida pela Prefeitura de Manaus e, segundo dados do Manaustrans, alcançou mais de 50 mil pessoas. As atividades envolveram um passeio ciclístico para lembrar o Dia Mundial sem Carro, que reuniu mais de 200 ciclistas, além de 500 pessoas que participaram do projeto “Trânsito em Conexão”, voltado para universitários. Outras mil pessoas foram abordadas durante a realização das Faixas Liberadas, que acontecem regularmente nas avenidas Itaúba, na zona Leste, e Coronel Teixeira, no Complexo Turístico Ponta Negra, zona Oeste.

Agora, a prefeitura irá manter propostas para proporcionar um trânsito mais seguro na cidade, com ações comunitárias nos bairros, atividades em escolas públicas e particulares, ampliação do projeto nas universidades e reforço nas informações sobre trânsito para motoristas profissionais. Os próximos a participarem do projeto “Condutor Consciente”, serão os motoristas da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp).

Transversalizando o trânsito

O trânsito tem sido tema presente nas salas de aula, por meio do projeto “Transversalizando o trânsito”, realizado em parceria pelo Manaustrans e pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). “É da base que iniciamos o processo de aprendizagem sobre a legislação do trânsito. Esse também é um papel dos educadores e dos pais para garantir motoristas e pedestres mais responsáveis”, pontuou a subsecretária de Gestão Educacional da Semed, Euzenir Trajano.

Amazazonianarede-Semcom

 

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.