Dia Mundial Sem Carro será comemorado com o “Pedala Turismo”

(Foto: Antonio Lima/Semjel)

Em comemoração ao ‘Dia Mundial Sem Carro’, dia 22 de setembro, a Comissão dos Ciclistas do Amazonas, com apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), realizam neste domingo o ‘Pedala Turismo’.

O passeio ciclístico vai sair da Ponta Negra às 7h30 com destino até o Teatro Amazonas, no Centro da Cidade, e deve reunir mais de 1.500 bikers. O Dia Mundial sem carro foi criado pela Lei 1.247, em 11 de junho de 2008, por meio de projeto aprovado na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Além de fazer alusão ao Dia, o Pedala Turismo também vai agregar outras duas datas comemorativas: O Dia Internacional do Turismo, 27 de setembro, e a Semana Nacional do Trânsito, de 18 a 25 de setembro. Com a ação, e envolvendo os grupos ‘Jungle Bike’, ‘Amigos do Pedal’, e a Amazonastur, o evento pretende estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, apresentar uma ‘válvula’ anti-estresse e propõe às pessoas formas alternativas de mobilidade.

“O dia 22 de setembro é uma oportunidade para que as pessoas experimentem vivenciar a cidade de outra forma e o Pedala Turismo tem essa proposta: Que tal deixar pelo menos por um dia, ou por algumas horas, o seu veículo em casa e fazer uma caminhada, utilizar a bicicleta, ou ser adepto da carona solidária?! Além de ser mais saudável, estaremos contribuindo com o meio ambiente. Faça um desafio a si mesmo e venha para o passeio. Este será ponta pé inicial”, convidou o titular da Semjel, Fabrício Lima.

Percurso

Quem desejar participar do Pedala Turismo não precisa fazer inscrição e nem efetuar taxas. Os primeiros 850 ciclistas vão ganhar camisetas, sendo 500 do ‘Pedala Turismo’ e 350 da ‘Semana Nacional do Trânsito’. O evento ainda vai contar com carro de som, carro de apoio (logístico), sorteio de brindes e hidratação com água e powerade.

“Nosso objetivo é explorar de bike as belezas urbanas e naturais da cidade de Manaus, sem compromisso com performance. A ideia é permitir que qualquer pessoa, independente de seu preparo físico, possa partilhar desta aventura e se sentir parte dos processos de mudança na cidade de Manaus”, disse um dos coordenadores do evento, Juliano Macanoni.

O passeio ciclístico vai sair pontualmente às 7h30 da Ponta Negra, seguirá pela Avenida Brasil, Boulevard , e vai até o Teatro Amazonas. O horário previsto para chegar a um dos principais pontos turísticos é às 10h. Após, os ciclistas retorarão à Ponta Negra.

Informações extras

Condução do Passeio: Grupo “Amigos do Pedal’ (Erildo Pinheiro/Agnaldo Jr).
Logística: Comissão dos Ciclistas do Amazonas (Jordan Fonseca).
Supervisão: Federação de Ciclismo Amazonense.
Apoio: Jungle Bike Clube, Coca-Cola, Armazém Paraíba, A Ciclista Pro e Ofice
Realização: Prefeitura de Manaus e DETRAN-AM.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.