Na 70ª edição da romaria nas águas, aconteceu o concurso Barcos da Fé, que premiou as três embarcações mais criativas e ornamentadas no contexto da festa
Manaus, AM – Centenas de pessoas participaram da tradicional procissão fluvial em homenagem a São Pedro na tarde deste sábado (29). O santo, considerado padroeiro dos pescadores, atraiu uma multidão nas embarcações que fizeram parte do ato que percorreu boa parte da orla do rio Negro, em Manaus.
Com o tema “Com São Pedro Somos todos irmãos” e o lema “Cuidado com a vida, cuidado com o planeta”, os fiéis, divididos em mais de 50 embarcações, cantaram, agradeceram e fizeram orações.
Agradecimento
Greici Nobre, 52, é devota do santo e todos os anos participa da procissão para agradecer as graças alcançadas e pedir proteção aos filhos que são pescadores. “Desde pequena tenho essa tradição que fazia com minha mãe no interior e aqui em Manaus continuei depois de adulta. Sou muito grata e já tive muitas bênçãos na minha vida. Ele intercede e o nosso Deus grandioso nos concede”, disse.
Promessa
O mesmo sentido está presente na vida da funcionária pública Hedylamar Moraes, 62. Ela por mais de dez anos acompanha o cortejo fluvial agradecendo pela proteção ao irmão que é pescador. “Eu moro no Educandos e sempre venho. Sou devota também e faço questão de vir e agradecer. É um momento único para a gente que acredita e tem fé”, falou.
Na 70ª edição, além da procissão, aconteceu o concurso Barcos da Fé, que premiou as três embarcações mais criativas e ornamentadas no contexto da festa.
A procissão organizada pela Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, com o apoio da Colônia dos Pescadores, começou no Terminal Pesqueiro da Panair, onde aconteceu o embarque fluvial e iniciou o percurso que seguiu pela orla do São Raimundo, Ponte Rio Negro, Porto Chibatão, retornando para o ponto de partida. No local, a programação encerrou com uma missa campal, seguida de um arraial.
Amazoninarede-A Crítica