Distribuição é faz parte da programação em homenagem ao Santo Casamenteiro.
Amazonas – O dia consagrado a Santo Antonio, um dos mais populares o Santos do catolicismo, foi festejado em Manaus e e varias o municípios, com destaque para cidade de Borba,com a maior festa em homenagem ao santo no interior Amazonas.
Fies e devotos de Santo Antônio participaram da partilha de pães como sinal de fartura na manhã desta quinta-feira (13), em Manaus. A distribuição é faz parte da programação em homenagem ao Santo Casamenteiro.
Na Capela do Pobre Diabo, na Zona Sul de Manaus, fiéis assistiram à missa em homenagem ao santo casamenteiro.
Na tradição, os devotos pagam promessa doando pão que é distribuído na celebração.
O Pão de Santo Antônio
A história do “Pão de Santo Antônio” remonta a um fato curioso que é assim narrado: “Antônio comovia-se tanto com a pobreza que, certa vez, distribuiu aos pobres todo o pão do convento em que vivia.
O frade padeiro ficou em apuros, quando, na hora da refeição, percebeu que os frades não tinham o que comer: os pães tinham sido roubados”.
Atônito, foi contar ao santo o ocorrido. Este mandou que verificasse melhor o lugar em que os tinha deixado.
O Irmão padeiro voltou estupefato e alegre: os cestos transbordavam de pão, tanto que foram distribuídos aos frades e aos pobres do convento.
Até hoje na devoção popular o “pãozinho de Santo Antônio” é colocado, pelos fiéis nos sacos de farinha, com a fé de que, assim, nunca lhes faltará o de que comer.
Festejos em Borba
Na cidade de Borna, interior do Amazonas, o Sato Antonio, o chamado carinhosamente de santo casamenteiro , é festejado durante a semana toa , numa das maiores festas religiosas do Amazonas, levando a cidade centenas de turistas todos os anos neta época e festa ao padroeira da cidade.
Amazoninarede