Desportos aquáticos do Amazonas terão um total de 41 eventos no calendário de 2013

Amazonianarede – Sejel

Manaus – A Federação Amazonense de Desportos Aquáticos (Fada) terá um total de 41 eventos em 2013, segundo o calendário divulgado nesta segunda-feira, 7 de janeiro. Todas as competições organizadas pela entidade terão apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel).

A temporada começa com o 1º Circuito Mirim/Petiz e Graduados, dias 1 e 2 de março, que serve como seletiva para a formação da equipe que vai representar o Estado no Campeonato Interfederativo Norte-Nordeste – Troféu Milton Medeiros (3 e 4 de maio, em Fortaleza).

O primeiro evento nacional de 2013 na agenda dos atletas caboclos é o Campeonato Brasileiro Juvenil – Troféu Arthur Sampaio Carepa, de 5 a 8 de junho, em Belém. Também em junho, de 26 a 29, a cidade de São Paulo recebe o Brasileiro Infantil – Troféu Ruben Dinard de Araújo.

ESCOLARES & ESTREANTES

De 1 a 3 de agosto, a natação se joga de cabeça na edição 2013 dos Jogos Escolares do Amazonas. Os campeões dos JEA’s garantem vaga nas Olimpíadas Escolares, que acontecem em Natal para estudantes de 12 a 14 anos (setembro) e Belém para atletas de 15 a 17 anos (novembro).

Um dos eventos no calendário da Fada é o Festival de Estreantes, que acontecerá no dia 15 de março (primeira etapa) e no dia 16 de agosto (segunda etapa) – reunirá apenas atletas não-federados. Os amazonenses também vão romper as barreiras do Estado, lutando por medalhas em eventos como o Meeting Internacional das Fronteiras do Norte de Natação, dias 23 e 24 de agosto, em Boa Vista.

POLO AQUÁTICO E MARATONAS AQUÁTICAS

A temporada terá dois eventos de polo aquático. O primeiro é o Campeonato Regional Norte-Nordeste Adulto, que é classificatório para a Liga Nacional da Segunda Divisão, de 19 a 22 de setembro, na Vila Olímpica de Manaus. O outro é o Torneio Interfederativo Sub-18 Masculino, de 24 a 27 de outubro, também na Vila Olímpica de Manaus.

As maratonas aquáticas também estarão em evidência este ano. No dia 24 de outubro, aniversário de Manaus, acontece a segunda edição da Maratona Aquática do Amazonas – Troféu Professor Waldir Oliveira. No dia 8 de dezembro, é vez dos atletas competirem na tradicional Almirante Tamandaré.

O encerramento se dará com a premiação dos melhores do ano no Mérito Aquático, a noite de gala da natação, que acontecerá no dia 18 de dezembro, no salão de eventos do Clube do Trabalhador do Amazonas.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.