Desembargador Pascarelli, presidente do TJAM é homenageado como personalidade do ano de 2017 no Amazonas

O magistrado foi escolhido por uma comissão formada por profissionais da Comunicação e da Segurança do Amazonas.

Manaus, AM – O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Flávio Pascarelli, foi homenageado na noite da última sexta-feira (30) como a personalidade do ano de 2017, durante a realização do 7º Oscar da Segurança e Cidadania Amazonas, no Centro de Convenções Vasco Vasques, ao lado da Arena da Amazônia.

O nome do magistrado foi unânime para os membros da comissão, formada por profissionais da Comunicação e da área de Segurança do Estado, que definiu as autoridades homenageadas. No mesmo evento, outras 51 personalidades receberam o troféu do 7º Oscar da Segurança.

De acordo com a organização, Pascarelli foi escolhido pelos relevantes serviços prestados e espírito público demonstrado no enfrentamento da crise do sistema prisional, ocorrida em janeiro de 2017, e ainda, quando ficou a frente do Executivo Estadual, promovendo os policiais militares, bombeiros militares e determinando o escalonamento nas carreiras da Polícia Civil, demanda há muito tempo solicitada por esses profissionais. “No Tribunal de Justiça, criou a sala de apoio aos policiais no Fórum Ministro Henoch Reis, promoveu também a instalação do primeiro cartório no Instituto Médico-Legal e sempre vem trabalhando para a melhoria do sistema de segurança no Estado junto aos poderes constituídos”, informou a comissão do evento, idealizado pelo especialista em Segurança Pública e investigador especial da Polícia Civil do Amazonas, Hilton Ferreira, lembrando que Pascarelli, no início de sua carreira profissional, trabalhou escrivão da Polícia Civil.

“A nossa personalidade do ano é uma pessoa simples, séria e com atitude. A escolha do seu nome foi unânime. Somente quem atua na área da segurança pública sabe qual é o verdadeiro desafio de enfrentar a criminalidade todos os dias em prol da segurança da população”, comentou Hilton Ferreira, citando a morte de policiais em vários Estados no exercício ou não de suas funções.

O Oscar da Segurança tem o objetivo de homenagear e fazer um reconhecimento público da atuação de servidores, gestores e instituições que desempenharam ações, contribuindo para o fortalecimento da Segurança estadual.

Além de Pascarelli, que recebeu o troféu 7º Oscar da Segurança e Cidadania e uma placa, outras 51 personalidades foram homenageadas com o troféu, dentre elas, a juíza de Direito Sabrina Cumba Ferreira, titular da Comarca do Careiro Castanho; o delegado da Polícia Civil e secretário da Inteligência do Amazonas, Herbert Lopes; o delegado Péricles Nascimento, que foi atingido com um tiro no rosto em outubro do ano passado, enquanto estava trabalhando em uma operação policial no bairro Tarumã, zona Oeste da cidade e, sobreviveu;  além de investigadores, escrivães, policiais militares, projetos e instituições, oficiais militares e delegados.

O advogado e jornalista Júlio Antônio Lopes, representando a Academia de Ciências e Letras Jurídicas do Amazonas (ACLJA), a qual o desembargador Flávio Pascarelli é um dos membros e titular da Cadeira nº 4, cujo patrono é Álvaro Botelho Maia, prestigiou a homenagem. “Pascarelli é uma grande liderança da magistratura nacional e um cientista do Direito. Sua administração tem sido marcada por conquistas, como o selo Ouro do Justiça em Números do CNJ. Nós, seus pares de Academia, ficamos muito felizes e orgulhosos por mais este reconhecimento que ele recebe, com toda justiça”.

Exposições

Além das homenagens, algumas instituições realizaram a exposição de equipamentos utilizados nas suas atividades diárias.

O Exército Brasileiro, por exemplo, apresentou os equipamentos de segurança de uso pessoal da Polícia do Exército como coletes, capacetes, botas, caneleiras e máscara de gás usadas em ações de GLO (Garantia de Lei e da Ordem).

O Grupo Fera da Polícia Civil do Amazonas, com 18 anos de atividades no Estado, expôs fuzis, metralhadoras, facas especiais usadas por seus integrantes, rádio-comunicadores e granadas de efeito moral. A Rocam (Rondas Ostensivas Cândido Mariano), com o lema Servir e Proteger, também mostrou os armamentos utilizados nas suas operações.

O projeto João e Maria, lançado em 8 de março deste ano, pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas, também estava entre os expositores do 7º Oscar da Segurança e Cidadania. De acordo com os servidores, apesar do pouco tempo, o projeto já alcançou um público de quase 40 mil pessoas, uma vez que toda a semana são realizadas 50 palestras em escolas públicas, localizadas em diversos bairros, e abertas à comunidade.

O tema sempre é sobre a violência contra a mulher, idosos e crianças e adolescentes e as palestras são ministradas por policiais militares, civis e bombeiras.

Amazonianarede-Ascom/TJAM

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.