Deputado mineiro quer acabar com o feriado da Proclamação da República

24-06deputadoBrasília – Lembrado em 15 de Novembro, a Proclamação da República pode sair do calendário cívico brasileiro. Autor do Projeto de Lei 6757/13, o deputado Newton Cardoso (PMDB-MG),  propôs alteração na Lei 662/49, que define os feriados nacionais. Para argumentar e fortalecer sua ideia, o político usou trechos do livro 1889, escrito pelo jornalista Laurentino Gomes.

Segundo o deputado, a proclamação não teve participação popular e, assim, não gerou na sociedade o sentimento cívico que há em outras celebrações. “Laurentino Gomes tem completa razão em afirmar que o feriado da Proclamação da República é um feriado sem reconhecimento e apoio do povo brasileiro, uma vez que é aproveitado apenas para mais um dia de descanso”, disse Cardoso.
Ele afirmou que datas como 2 de julho na Bahia (Independência da Bahia), e 20 de setembro no Rio Grande do Sul (Início da Revolução Farroupilha), têm mais apelo popular do que o feriado nacional de 15 de Novembro.

Sobre o assunto, Gomes escreveu texto em seu blog e afirmou que o argumento usado pelo deputado, por si só, não justifica acabar com o feriado. “Nosso desafio não é acabar com o feriado e reformar o calendário cívico nacional, mas assumir, de fato, a república que nós temos – ou deveríamos ter”, explicou.

O autor explica que o desafio está relacionado à “imensa e histórica dificuldade que nós, brasileiros, temos demonstrado em nos organizar e pactuar nosso caminho em direção ao futuro. Hoje está relacionado principalmente a uma certa relutância em aceitar a nossa responsabilidade pela construção desse futuro em um ambiente de democracia”.

Além de 1889, Gomes é autor de 1808, sobre a fuga da corte portuguesa de D. João VI para o Rio de Janeiro, e1822, sobre a Independência do Brasil. Foi quatro vezes ganhador do Prêmio Jabuti de Literatura.

Do Portal Comunique-se

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.