
Manaus AM – A visitação de crianças e adolescentes nos presídios do Amazonas vai passar a ocorrer apenas uma vez por mês. A medida da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) foi tomada após uma menina de 8 anos ser estuprada por um detento, no dia 28 de julho, durante visita ao pai no Centro de Detenção Provisória Masculino II (CDPM II).
Com a mudança, a visita de crianças e adolescentes só ocorrerá no último final de semana de cada mês. Além disso, a Seap também irá delimitar o espaço de circulação de pessoas acompanhadas por esses visitantes.
A partir de agora, as visitas com crianças só podem transitar na área de vivência, um espaço em que a Seap possui controle por meio de câmeras de monitoramento. A circulação em áreas de pavilhões e celas fica terminantemente proibida.
Na parte social, a secretaria informou que irá promover uma campanha educativa para as mães e pais das crianças e adolescentes que visitam as unidades prisionais. De acordo com o secretário Cleitman Coelho, a Seap está em busca de parcerias com a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e com o Conselho Tutelar para desenvolver as devidas orientações.
As unidades prisionais de Manaus recebem visitas de parentes aos sábados e domingos, com exceção do CDP II, que recebe visitas às sextas. No último final de semana, de 28 a 30 de agosto, as unidades prisionais da capital receberam um total de 626 visitas de crianças e adolescentes, o que corresponde a 15% do total de 4.130 visitantes.
Amazonianarede-JAM