Dep.Therezinha Ruiz espera por um acordo para por fim à greve dos professores no Amazonas

Dep.Therezinha Ruiz espera por um acordo para por fim à greve dos professores no Amazonas

Manaus, SAM – A deputada Therezinha Ruiz (PSDB) participou, na manhã desta terça-feira (21), de mais uma rodada de discussão com os representantes sindicais dos professores, na sala da presidência da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na expectativa de um acordo que coloque um fim à greve, que se arrasta há 37 dias.

O Projeto de Lei nº 293/2019 do Executivo, que trata do reajuste da categoria, deverá ser votado na próxima quinta-feira (23).

“Estamos em fase de conclusão das negociações com os representantes do Sinteam e Asprom Sindical sobre os itens já atendidos pelo Estado”, confirmou a deputada Therezinha, que participa do grupo de discussão como presidente da Comissão de Educação, juntamente com o secretário estadual de Fazenda, Alex Del Giglio, o presidente da Aleam, Josué Neto (PSD), e demais deputados.

O Projeto de Lei nº 293/2019 tramita na Casa desde o final da semana passada e vem sendo discutido com a finalidade de ajustar as reivindicações atendidas pelo Governo, com sugestões apresentadas pelos representantes da categoria e pelos deputados.

Therezinha Ruiz chegou a propor duas Emendas ao PL, atendendo reivindicações dos professores, mas ficou decidido na reunião que as Emendas serão apresentadas de forma coletiva. “O importante é que essa situação seja resolvida e que os alunos voltem às salas de aula”, defendeu a deputada.

Ficou decidido ainda a criação de uma nova comissão com a participação de representantes dos professores, da Seduc, Sefaz e técnicos da Aleam para elaborar estudos constantes de propostas que visam a melhoria do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos trabalhadores em educação.

O PL do Governo garante, de imediato, a reposição salarial de 4,73% para os professores, assegurando as progressões horizontais para 16 mil servidores e progressões verticais de 12%, 50% e 55% a 1,7 mil servidores.

O projeto aumenta o auxílio-localidade em 100% para os servidores da educação das sedes municipais do interior do Estado e, em 233%, para os que atuam nas comunidades da zona rural.

Em Manaus, o vale transporte será estendido aos professores de 40h e 60h, assim como aos demais servidores da educação. O vale alimentação teve um acréscimo de R$ 30.

Amazoninarede-Aleam

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.