Denit inicia processo para a drenagem do Rio Madeira entre Amazonas e Rondônia

Denit inicia processo de drenagem do Rio Madeira

 

Denit inicia processo de drenagem do  Rio Madeira
Denit inicia processo de drenagem do Rio Madeira

Amazonas – O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) iniciou o processo licitatório para contratação da empresa responsável pela realização da dragagem do Rio Madeira, no trecho de Porto Velho (RO) à Itacoatiara (AM). O aviso de licitação foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), no último dia 31. Uma empresa será contratada para fazer dragagem na Hidrovia do Madeira durante cinco anos.

A dragagem é o procedimento para remoção dos sedimentos que se encontram no fundo do rio para permitir a passagem das embarcações. De acordo com o Dnit, um trecho 1.086 km de extensão, que vai da capital de Rondônia até o município de Itacoatiara receberá dragagem.

O trecho é considerado crítico pelo próprio Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte. O valor estima para a dragagem é de R$ 81.825.643,70.

A dragagem do Rio Madeira entre os estados do Amazonas e Rondônia é uma antiga reivindicação das empresas de navegação, que operam no transporte fluvial de cargas e passageiros. Desta vez, os serviços serão realizados com maior periodicidade durante 60 meses.

O presidente do Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial no Estado do Amazonas (Sindarma) Galdino Alencar Júnior, ressaltou que o serviço de dragagem é essencial para segurança da navegação no Rio Madeira.

“O Rio Madeira é por onde maior parte das cargas é escoada. A hidrovia precisava desse serviço, principalmente para evitar acidentes com embarcações no período da seca, quando o calado do rio é reduzido”, disse.

A contratação de empresa especializada para execução de dragagem de pontos críticos na Hidrovia do Madeira, nos estados do Amazonas e Rondônia, será no Regime Diferenciado de Contratação (RDC).

A sessão pública para disputa aberta será no dia 17 de maio, em Brasília. O processo licitatório será via Diretoria Executiva do Dnit, mas a fiscalização da execução dos serviços terá apoio da Superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Amazonas.

Amazoianarede

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.