DEMA registra apreensão de quelônios, carvão e madeiras

Amazonianarede – Assessoria

Manaus – Cinco pessoas foram autuadas na tarde desta sexta-feira (22) por Policiais Civis da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente e Urbanismo (DEMA) por envolvimento em crimes ambientais.

Os casos chegaram até a DEMA após ser realizada, no início desta manhã, no quilômetro 50 da estrada AM-070 (Manaus-Manacapuru), a operação “Boina Verde” pelo Batalhão Ambiental.

Ronaldo Moura de Melo, 48, e Carlos Roberto Maia de Melo, 38, foram autuados por transportar 400 sacos de carvão, de 2 quilos cada, sem o licenciamento ambiental da autoridade competente. Além do carvão, foi apreendido por policiais do Batalhão Ambiental um veículo Kombi de cor branca e placas JWS-4738, que estava sendo usado pela dupla para fazer o transporte do material.

Outro caso de transporte de carvão ilegal envolve Marcelo Duarte Moura, 29, que fazia carregamento de 20 sacos de carvão, de 25 quilos cada, utilizando um veículo Saveiro de cor cinza e placas JX0-1943. Ele foi autuado por transportar carvão sem licenciamento.

Cerca de 5 metros cúbicos de madeira sem o licenciamento ambiental foram apreendidos durante a operação. Carlos Alberto Lima do Nascimento, 25, estava fazendo transporte do material em um caminhão baú de cor azul e placas BXC-3492. Ele foi indiciado pelo crime de transporte de madeira ilegal.

Também durante a operação “Boina Verde” foram apreendidos dois quelônios, que estavam sendo transportados por José Rodrigues da Silva, 45. Ele foi autuado por aquisição e transporte ilegal de animais da fauna silvestre, mas o veículo que ele utilizava não foi apreendido.

Os cinco homens responderão em liberdade pelos crimes ambientes e os casos serão enviados para a Vara do Meio Ambiente. A madeira e os sacos de carvão foram doados para o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e os quelônios foram levados para o ‘Bosque da Ciência’ do Inpa.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.